l Pastora Priscila Madeira Kume l
Adentramos em 2021 com o coração cheio de expectativas. Todo começo de ano é assim, não é verdade? Mas este ano em especial, depois de 2020, um ano que foi marcado por muitas dificuldades para toda humanidade.
Enfim, estamos em um novo ano apesar dos perigos. Será que é possível crer e esperar algo novo mesmo em meio ao momento que vivemos? No livro do profeta Isaías 43:18-21 está escrito “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”.
O contexto dessa passagem nos mostra que Judá havia sido ameaçada de destruição pela Assíria, mas foi poupada por causa da misericórdia de Deus. Então o profeta Isaías começa a proclamar a mensagem de arrependimento do pecado e de esperança motivada pela expectativa do livramento vindouro. Deus jamais abandona o seu povo independente das circunstâncias.
Diante de tudo que estamos vivendo atualmente, podemos continuar crendo neste novo tempo apesar dos perigos e desfrutar do novo de Deus em nossa vida pois ele tem planos maravilhosos para nós. E com isso, aprendemos que o PASSADO não é o nosso lugar- Em 1 Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. É claro que o passado muitas vezes nos ensina. Mas ele não é o nosso lugar! Não tem como vivermos com os olhos no passado. Uma pessoa saudosista ela se torna até mesmo em certo aspecto melancólica e murmuradora. Há outras pessoas que dependendo do passado fazem dele uma algema pois ficam presas a traumas emocionais e espirituais.
Quando a Bíblia nos diz sobre esquecer o passado, não tem haver somente com as experiências que vivenciamos, mas principalmente quando éramos antes de conhecer a Cristo e de entendermos o plano da salvação pelo qual fomos resgatados a fim de viver uma nova vida. Mas é preciso deixar que a obra do Espirito Santo atue em todas as áreas: corpo, alma e espírito. Na carta de Paulo aos Efésios 4:23 está escrito “É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele”.
Quando entendemos que o passado não é mais o nosso lugar, o abandonamos para seguir em frente. É preciso se libertar do medo que outrora foi provocado por más experiências, e crer que em Cristo somos uma nova criatura, e que por estarmos nele coisas novas da parte de Deus nos estão reservadas.
Seja lá o que aconteceu no seu passado Deus te libertou, tome este conselho de Isaias, para viver neste novo tempo apesar dos perigos, “esqueça o que se foi, não viva no passado”! Assim viveremos o que palavra nos diz que o PRESENTE é CRISTO! Queremos e devemos buscar o novo, o agir dele em nossa vida. Deus não coloca remendos em nós. Pelo contrário, através das Escrituras Sagradas entendemos que ele nos quebra e faz de novo, como o oleiro! O nosso presente é Cristo, como disse Paulo “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” Gálatas 2:20. Nós não vivemos esta vida mais segundo a carne ou segundo os padrões deste século, vivemos como nova criação. Vivemos pela fé! E esse novo viver que é pela fé em Jesus, não depende das circunstâncias que ocorrem em nossa vida, pois é uma nova perspectiva de ver e viver conforme Colossenses 3:3 “Pensai nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas; pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”.
Veja, não estou dizendo que vamos ignorar as situações que estão ao nosso redor, mas enfrentamos pela fé crendo na soberania de Deus. Aquele que está em Cristo, vive neste novo tempo apesar dos perigos, pois o seu coração está firme e pertence ao Senhor. Por estarem em Cristo não temem o futuro. Pois o FUTURO pertence a Deus! O texto de Isaías que citamos diz “Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”.
Muitas vezes não percebemos o agir do Senhor em nossa vida. Ele já está fazendo atos extraordinários, mas estamos tão preocupados com o amanhã que não contemplamos as suas maravilhas no dia de hoje. Os mais antigos usavam um ditado que dizia “ o futuro a Deus pertence“. De fato, na Bíblia diz no livro dos Salmos 31:15 “O meu futuro está nas tuas mãos” Como viver neste novo tempo se não sabemos o que está por vir? Ora, se a nossa vida está em Cristo, logo podemos descansar quanto ao que está por vir. Saber do futuro é uma das coisas que sempre causou fascínio na humanidade. Porém ninguém pode prever o que irá acontecer.
No texto de Isaías, encontramos uma promessa que Deus abrirá caminhos em meio ao deserto e que ele saciara a nossa sede. Isso nos aponta para os milagres que Deus irá realizar. Podemos descansar, que o nosso futuro Deus já sabe o que vai acontecer. Não sabemos o que virá, mas sabemos que ele estará providenciando tudo o que necessitamos porque ele é Deus. O escritor C. S Lewis tem uma frase que diz: “Olhe para você, e você vai encontrar em toda a longa jornada de sua vida apenas ódio, solidão, desespero, ruína e decadência. Mas olhe para Cristo e você vai encontrá-lo, e com Ele tudo o mais que você necessita”. Podemos desfrutar da paz que excede todo o entendimento neste novo tempo apesar dos perigos sem temer o que está acontecendo e ainda o que estarão por vir. O futuro pertence ao Senhor e sabemos que a sua graça e o seu favor nos assistirá no momento certo, porque ele não nos abandona e seus planos para nós são sempre os melhores. Porque a sua palavra nos assegura: “Pois eu bem sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança” Jeremias 29:11”
Neste novo tempo apesar dos perigos, não tema a jornada, caminhe lado a lado com Jesus! João Calvino disse que “Todo crente deve ter o desejo fervoroso de contar com Deus em cada momento de sua vida”. Portanto independente do que virá, busque o Senhor continuamente, se esforce para desenvolver neste ano uma espiritualidade saudável através de uma comunhão sólida com Deus. Há uma canção do Ivan Lins, que se chama “ Novo Tempo “ e traz o seguinte trecho: No novo tempo, apesar dos perigos, da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta, pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver.
Meu irmão e minha irmã, tenha fé que em 2021 sobreviveremos neste novo tempo apesar dos perigos pois Cristo está conosco, ele é o nosso Salvador!
Comentários