A proposta de transformação como tema para 2021 surgiu quando meditava em João 2.1-12 que narra o milagre da água feita vinho por Jesus. A ideia central é que Jesus Cristo transforma pessoas e situações sem sofrer transformação porque ele, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre (Hebreus 13.8). Por outro lado, devemos ser continuamente transformados na imagem de Cristo pela operação do Espírito Santo (2 Coríntios 3.18).
O texto de João 2.1-12 nos ensina que a transformação de pessoas e de situações embaraçosas acontece quando Jesus está presente. Na festa ele era convidado, mas, pelo Espírito Santo, ele habita em nossos corações (1 Coríntios 6.19-20) e em nosso meio (1 Coríntios 3.16-17). No entanto, quando a igreja perde Jesus de vista, como aconteceu com a igreja de Laodiceia, embora se considere rica, abastada e sem falta de nada, ela é, na verdade, pobre, miserável cega e nua. Mesmo nesta situação, Jesus não desiste e oferece nova oportunidade: Preste atenção! Estou à porta e bato. Se você ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e, juntos, faremos uma refeição, como amigos (Apocalipse 3:20).
Além da PRESENÇA, Jesus transforma pela manifestação do seu PODER, sem dispensar a nossa participação, como aconteceu com Maria, com os serventes e com o mestre de cerimônias naquela festa. Ele opera de maneira natural, discreta, espontânea, sem data nem lugar anunciados, mas de maneira eficaz de maneira que supre em glória as necessidades e transforma o ambiente de preocupação em momentos de alegria, de festa! Há algo, no entanto que pode limitar a manifestação do poder de Jesus. Depois de mostrar as reações negativas dos judeus de Nazaré, onde foi criado, o evangelista informa: E, por causa da incredulidade deles, realizou ali apenas uns poucos milagres (Mateus 13:58). Por isso, é bom atender à exortação de Jesus a Tomé. Não seja incrédulo. Creia! (João 20:27b).
Finalmente, quando Jesus está presente e age, ele manifesta a sua glória, revela sua identidade e leva pessoas à fé e à salvação. Então, ele alcança o principal PROPÓSITO da sua vinda ao mundo, como ele mesmo afirmou na casa de Zaqueu, respondendo às críticas de religiosos incrédulos e resistentes: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10). Jesus transforma quando está presente, age e leva pessoas à salvação, ao discipulado. A sua obra transformadora continua por intermédio dos seus discípulos. Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra (Atos 1:8).
O nosso sonho é que a nossa igreja cultive a comunhão com Jesus, experimente o poder dele operando hoje por meio da palavra, da oração e dos dons espirituais (1 Coríntios 12.7-11) de tal maneira que pessoas que nos visitem prostem-se com o rosto em terra, adorem a Deus e testifiquem que Deus está, de fato, em nosso meio (ver 1 Coríntios 14.23-25).
Mathias Quintela de Souza
Pastor
Comentários