1ª IPI de Curitiba
Os primeiros presbiterianos chegaram ao Brasil em 1859, trazendo a filosofia implantada pela congregação nos Estados Unidos. A ideia que veio de lá era a do evangelismo indireto, que pregava a atuação entre a elite e principalmente na política. Em 1903, um grupo de pastores e outros líderes romperam com esse pensamento e organizaram a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, em 31 de julho de 1903, em São Paulo. Como havia um grupo em Curitiba que desejava aderir, coube ao Reverendo Francisco Lotufo a tarefa de vir arrebanhar essa gente.
A igreja em nossa cidade reunia-se à rua Comendador Araújo, nº 4 a 6, e com o crescimento do trabalho, passou a reunir-se à rua Vicente Machado, nº 29, bem junto à Praça Osório.
O campo do trabalho abrangia praticamente todo o Estado, pois estendia-se por Antonina, Guaraqueçababa, Taquaral, Batel, Mergulhão, Rio Pequeno, Cupiuva, Estrada da Graciosa, Faisqueira, Itaqui, Ponta Grossa, Ipiranga, Prudentópolis, Cupim (atual Imbituva), Arroio Grande, Serra da Esperança, Turvo e Guarapuava, sendo que em todos esse locais havia um grupo que se reunia, fruto do esforço dos pastores itinerantes, que faziam longas viagens a pé ou no lombo de animais, por períodos de dois a três meses.
história
A ata da assembleia geral de 8 de outubro de 1904, que deliberou sobre a adesão à IPI do Brasil, foi publicada no “Estandarte” de 29/12/1904, sendo que os membros arrolados inicialmente estavam assim distribuídos: Curitiba 69, Prudentópolis 26, Guarapuava 15, Antonina 13, Ipiranga 6, totalizando 129 membros fundadores.
Organizada a Igreja, assumiu seu primeiro pastorado o Reverendo José Maurício Higgins, que dirigiu até janeiro de 1922, quando assumiu o Reverendo Francisco Pereira Júnior.
Entre os primeiros membros arrolados estavam Frederico Primo Reginato, Virgílio de Melo Salmão, João da Cunha Medina, Francisco Ferreira da Costa, Nicolau Marchand, Júlio Barddal, Ricardo Baggio, Terezina Baggio e Ida Barddal.
Em 15/03/1905, como a igreja crescia, convocou-se uma reunião de assembleia geral, para a eleição de mais um presbítero, e foi eleito o Sr. Arnaldo Kalkmann. Nova eleição deu-se em 13/05/1909, quando foi eleito o Sr. Evaristo Baggio, que permaneceu no exercício do cargo, em sucessivas reeleições, por quase quarenta anos.
Entre os feitos históricos da IPI na cidade, está a fundação da Sociedade Auxiliadora de Senhoras (SAS), em 1915, que auxiliou a organização oficial do trabalho feminino. A líder desse movimento foi a adolescente Verônica Baggio.
Em janeiro de 1922, toma posse no pastorado da igreja o Reverendo Francisco Pereira Júnior, e aos 30 de maio deste mesmo ano, era eleita uma Comissão para a construção do templo, em terreno que havia sido adquirido no alto da rua do Rosário, e que ficou assim constituída: Carlos Egg, Natal La Banca, José Osty e Paulo Barcick.
No ano de 1925 a congregação de Antonina organiza-se em igreja, constituindo-se na primeira “filha” da IPI de Curitiba.
Por motivo de saúde, o Reverendo Francisco foi substituído no pastorado, temporariamente, pelo Reverendo Isac do Valle, de 13/09/1925 até o fim do ano.
Em 04/04/1926, designado pelo Presbitério reunido na Fazenda Betel em Capinas, veio assumir o pastorado o Reverendo Sátilas do Amaral Camargo.
A Campanha para a construção do templo arregimentou toda a igreja, desde as crianças na Escola Dominical, que traziam moedinhas para a compra de um “tijolinho”, aos adultos, com chás e festas beneficentes. Assim, em 14/04/1935, era inaugurado solenemente o nosso templo como é conhecido hoje, a rua do Rosário, com sua magnífica torre, e se tornou atração turística na cidade. Tem estilo neoclássico, com influência alemã em seu interior. A cúpula é um dos principais elementos da obra, formada por colunas cilíndricas, é um dos pontos mais altos da região. O culto inaugural contou com a presença de grande público e de diversos pastores visitantes.
O conjunto coral da igreja, sob a regência do presbítero Domingos Sumann Filho, vinha-se apresentando regularmente nos trabalhos e, em 21/11/1946, deu sua primeira audição pública exclusiva, com grande sucesso.
Como as instalações do templo já se mostravam acanhadas para comportar as classes de Escola Dominical, deliberou o Conselho a construção de um prédio anexo ao templo, no terreno que era utilizado para a residência da zeladora.
Assim em julho de 1950 foi iniciada a construção do edifício, com 4 andares, obra financiada pela CEF do Paraná, sob a responsabilidade do engenheiro Hugo Peretti.
Após um longo e abençoado pastorado de 37 anos, em um ambiente de estreita camaradagem cristã, era visitador, amigo e conselheiro, estando sempre presente, quando suas ovelhas precisavam dele, em 17/02/1963, o Reverendo Sátilas do Amaral Camargo afasta-se da direção da igreja, recebendo o título de “Pastor Emérito”.
Na falta de pastores credenciados que pudessem assumir a 1ª IPI, foi contratado, como obreiro fraterno, o Reverendo Natanael Emrich, pastor presbiteriano, que dirigiu os trabalhos com zêlo e competência, até o final do ano de 1964.
Em janeiro de 1965, assume o pastorado o Reverendo Onésimo Augusto Pereira, experimentado obreiro, que dirigiu a IPI de Sorocaba-SP por vários anos.
Mas o Reverendo Onésimo, acostumado com o clima ameno, não se adaptou ao frio de Curitiba, face à sua saúde. E em janeiro de 1966 assumia o pastorado o Reverendo Roberto Vicente Cruz Temudo Lessa.
Com a saída desse pastor, em fins de 1966, um grupo de 51 pessoas, solidárias ao Reverendo Roberto, retirou-se da 1ª IPI, indo formar a 4ª IPI de Curitiba.
Em 1967, assumiu o pastorado, o reverendo José Ferreira Filho.
A igreja foi surpreendida, em 21/02/1969, com o decreto de desapropriação, pelo Estado do Paraná, do terreno junto à caixa d’água das Mercês – fundo do prédio da Telepar – uma enorme área com o objetivo de se criar uma escola, e que vinha funcionando como Cancha de Esportes Sátilas do Amaral Camargo, onde todas as tardes de sábado e praticava vôlei, basquete e futebol de campo pela mocidade e homens da igreja.
O terreno era estimado em um milhão de cruzeiros, mas o governo avaliou-o em apenas 350.000 – valor que foi imediatamente aplicado na aquisição da casa pastoral da rua Padre Agostinho, e logo mais, na compra da Chácara Paraíso, em Piraquara, propriedade com 13 alqueires, e que tem sido uma benção para a igreja.
Em 30/08/1970, a assembleia geral elegeu o Sr. Carlos Egg, diácono por longos anos, para o cargo de presbítero, como ele recusou, pela avançada idade, por unanimidade foi aclamado “Presbítero Emérito” da 1ª IPI de Curitiba.
Face ao afastamento do Reverendo José Ferreira Filho, em 24/08/1975 assumiu o pastorado o Reverendo Tércio Moraes Pereira, designado pela Mesa Administrativa do Supremo Concílio. Com a saída do Reverendo José Ferreira Filho, um grupo de 85 membros se retira junto com ele, para formar a Comunidade Evangélica de Curitiba.
O Reverendo José Coelho Ferraz, que assumiu por alguns dias o pastorado da igreja, para julgar o processo pendente do reverendo José Ferreira Filho, designa então o Reverendo Elizeu Vieira Gonçalves para vir pastorear a igreja. Foi pastor da 1ª IPI de Curitiba de 23/11/1975 a 09/08/1980, no período mais difícil atravessado pela igreja.
A assembleia geral de 13/03/1977 elegeu o Sr. Manoel de Andrade “Presbítero Emérito”, face aos seus 52 anos como oficial da igreja, sendo 48 como presbítero e 4 como diácono.
Em 18/11/1979, delibera-se a compra do apartamento, a Rua Alberto Foloni, destinado à residência do pastor auxiliar.
Em janeiro de 1980, o Reverendo Carlos Fernandes Meier veio trabalhar na 1ª IPIC e aqui permaneceu até dezembro de 1989, quando partiu, com a família para a Inglaterra, permanecendo em Londres por dois anos, como missionário e estudando.
O Reverendo Mathias Quintela de Souza, pastoreou a 1ª IPIC de dezembro de 1989 a dezembro de 1997. No mês de setembro de 1997, o Reverendo Mathias renuncia o pastorado, para assumir um ministério puramente missionário, na cidade de Londrina.
Reassume, então, em dezembro de 1997, o pastorado o Reverendo Carlos Fernandes Meier, que já vinha funcionando como pastor auxiliar desde 1995.
Em 05/01/1992 é recebido o Reverendo Alceu Roberto Braga, como novo pastor auxiliar, permanecendo conosco até 31/12/2011.
O Conselho delibera prestar uma homenagem à veneranda diaconisa Ophélia Johansen de Moura, pela sua fidelidade e dedicação ao trabalho, outorgando-lhe o título de “Diaconisa Emérita”.
Um significativo recorde é obtido pela 1ª IPIC, em dezembro de 1999: são arrolados novos membros em número de 57 pessoas, assim distribuídos: 8 por transferência, 30 por profissão de fé e batismo e 9 menores por batismo.
A igreja estava crescendo e os cultos tinham ótima frequência, a ponto dos diáconos de plantão buscarem cadeiras avulsas para acomodar o público. Deliberou, então, o Conselho alugar o prédio anexo ao templo, pela rua do Rosário, que se encontrava vago, fazendo as reformas e adaptações necessárias. Foi constituída uma comissão de reforma composta pelos Srs. Sebastião Saraiva da Silva, Eduardo Pesquini Pires e Daniel Algover, para gerir os trabalhos.
A reforma durou de fevereiro de 2000 a 28 de maio, ocasião em que foi solenemente inaugurado, com culto de gratidão.
Em janeiro de 2003, o Reverendo Alessandro A. Anastácio veio somar esforços na 1ª IPIC como pastor auxiliar, permanecendo até dezembro de 2004.
fotos históricas
No período de 12 de setembro a 3 de outubro de 2004, a 1ª IPIC comemorou o centenário de sua organização eclesiástica, com cultos especiais, pela manhã e à noite.
Em 12/09/2004, de manhã, esteve presente o Reverendo Juarez Marcodes Filho, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil – Central, que trouxe a mensagem “Igreja Centenária”. O coral Fraternidade, da mesma igreja, acompanhou seu pastor, e abrilhantou o culto com belíssimas apresentações. À noite, a palavra foi trazida pelo reverendo Jean Carlos Selleti, Presidente do Presbitério Sul do Paraná na época. O louvor foi apresentado pelo Coral da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná – FEPAR, culminando com o “Messias”, de Handel, sendo sua apresentação bastante aplaudida por todos os presentes.
No sábado, 08/09/2004, às 19h30 foi a vez do Reverendo Messias Anacleto Rosa, pastor da 1ª IPI de Londrina, fazer um Seminário sobre oração, pregando ainda no culto matinal do dia 19/09/2004, tendo desta vez, a participação do nosso Coral Basiléia, e à noite, o pastor Paschoal Piragine Júnior, da 1ª Igreja Batista de Curitiba, foi quem trouxe a mensagem, acompanhado pelo seu Coral de Jovens.
No domingo, 26/09/2004, o Reverendo Abival Pires da Silveira, da 1ª IPI de São Paulo – Catedral Evangélica – foi pregador, pela manhã e à noite, com inspiradoras mensagens, sendo acompanhado pelo Coral Gospel de Curitiba, no culto matutino, e pelo Coral Basiléia, no vespertino.
Finalmente, no dia 03/10/2004, esteve presente o Reverendo Assir Pereira, Presidente da Assembleia Geral da IPI do Brasil, naquele período, que exortou a igreja centenária a prosseguir intrépida e vibrante, no segundo centenário. Participou na oportunidade o Grupo Berith, e na mesma ocasião foram consagradas a Pai Batismal e a Cruz céltica, junto ao púlpito do Espaço Vida. No culto da noite, o Reverendo Assis, inspirado pela cruz céltica inaugurada, apresentou a sua mensagem sobre “A Cruz”, com rara unção.
O Coral Basiléia se fez ouvir com diversas apresentações, e após o culto no salão social, todos foram participar da festa do Centenário, num majestoso congraçamento, e distribuição do bolo especialmente preparado para a ocasião.
A mesa diaconal preparou carinhosamente uma exposição de fotos e documentos históricos, no salão térreo do templo, trazendo à memória a lembrança de pessoas queridas e participantes da igreja, que já não se encontram entre nós, o que trouxe momentos de muita saudade e gratidão a Deus.
Um stand de exposição da Secretaria de Missões também foi exibido no salão térreo, numa demonstração das atividades dos nossos missionários, em diversas localidades e países.
Também um selo comemorativo, personalizado, foi emitido pela EBCT, fato que tornou mais significativas as comemorações do nosso centenário, pelo motivo de espalhar por todo o país a estampa da torre da 1ª IPI de Curitiba.
Em janeiro de 2006, a Reverenda Priscila Madeira Kume soma esforços na 1ª IPIC como pastora auxiliar.
Em janeiro de 2009, o Reverendo Alessandro A. Anastácio retorna na 1ª IPIC como pastor auxiliar, permanecendo até dezembro de 2015.
Em janeiro de 2012, entram para equipe pastoral os Reverendos Emerson Orenha e Cristiano Fiori Zioli.
No ano de 2012, a 1ª IPIC deu início ao projeto PPCI, que consiste na instalação efetiva de um plano de prevenção contra incêndio, visando regularizar as estruturas da igreja e o prédio histórico seguindo as exigências do Corpo de bombeiros, para proporcionar mais segurança aos integrantes e visitantes.
Foi necessário mobilizar toda a igreja, que ajudava como podia: de forma voluntária, adquirindo produtos, ou contribuindo pagando carnês com opções de pagamentos parcelados ou à vista. Foi então formada uma Comissão de Reforma, composta por: Presbítero Sebastião Saraiva Silva, Engenheiro Marcos Lara, Egenheiro Norimasa Ishikawa, Engenheiro Hodner Valentim Guimarães, Arquiteta Layla Svencickas e Arquiteta Thelma Santos. Assim, a reforma foi dividida em duas fases. Na primeira, foi instalado todo o sistema de hidrantes, bem como reservatório de água de 40 mil litros, reestruturação do pórtico esquadrias de alumínio nas galerias e instalação das escadas auxiliares.
Em janeiro de 2016, aconteceu a jubilação do Reverendo Carlos Fernandes Meier. Neste período passa a ser o pastor titular da 1ª IPIC o Reverendo Emerson Orenha.
Em julho de 2016, foram retomadas as obras com a segunda fase do projeto P.P.C.I, que foi dividido em seis etapas. As cinco primeiras etapas comtemplavam a reforma do prédio anexo ao templo e a 6ª etapa foi a reforma do Templo Histórico e galeria.
A reforma só contemplava os espaços internos, e aconteceu que, no mês de Junho de 2019 a Prefeitura de Curitiba colaborou com a pintura externa. Devido aos altos custos, ela tinha ficado de fora do projeto, mas não estava fora do projeto de Deus! Ele fez infinitamente mais do que se poderia imaginar.
Em 13/05/2019, o Reverendo Emerson Orenha renuncia o pastorado da 1ª IPIC. E em 26/05/2019 assume como pastora titular a Reverenda Priscila Madeira Kume. Esta foi a primeira vez que uma pastora assumiu a titularidade na história da igreja.
Em 28 de Julho de 2019, foi um dia de celebração para os membros e visitantes da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba (Ipic). Neste dia o Templo Histórico foi reinaugurado após passar pela reforma. Um momento de muita gratidão e louvor a Deus pela sua fidelidade na vida da igreja. O culto daquela manhã foi muito festivo com lotação máxima. Quem fez a exposição das sagradas escrituras foi o Reverendo Áureo de Oliveira, Presidente da Assembleia Geral da IPI do Brasil. Também estava presente o presidente do Presbitério Sul do Paraná, Reverendo Jean Carlos Selleti. Na liturgia, houve uma oração de reconsagração do Templo Histórico. Um momento muito significativo, conduzido pela Reverenda Priscila R. Madeira Kume, pastora titular da 1ª IPIC. Também neste dia, houve a recepção de 18 novos membros por batismo, profissão de fé e transferência. A Deus toda glória!
Em dezembro de 2019, o Reverendo Cristiano Fiori Zioli deixa de fazer parte da equipe pastoral da IPIC, após um abençoado pastorado na coordenação dos trabalhos com os jovens. Ainda em dezembro, a Revenda Priscila Madeira Kume encerra a titularidade e retorna como pastora auxiliar.
Em janeiro de 2020 retornou ao corpo pastoral da 1ª IPI de Curitiba, o Reverendo Mathias Quintela de Souza, como pastor titular.
Em 2021, o Licenciado Cléuber Roberto Peixoto Júnior, vem somar a equipe pastoral e em janeiro de 2022, entra formalmente como pastor auxiliar da 1ª IPIC.
Em janeiro de 2023, veio para Curitiba, como pastor auxiliar, o Reverendo Paulo Camara Marques Júnior.
A história da igreja sempre foi calcada na visão de um cristianismo integral, que vê o ser humano como um todo. Por isso, a 1ª Ipic se preocupa em desenvolver ministérios específicos para cada geração e oferece áreas de relacionamento e trabalho para crianças, adolescentes, jovens, casais, terceira idade, louvor, missões, diaconia, artes. Todos estes departamentos se dedicam ao serviço a Deus e ao próximo como instrumento de bênção para vidas e famílias.
A igreja tem enfrentado desafios ao longo dos anos para cumprir a missão deixada por Jesus Cristo. São mais de 100 anos de vida, atuando e demonstrando o amor de Deus através das atitudes para as pessoas que precisam conhecer e sentir esse amor.
pastores titulares
Reverendo Francisco Lotufo – Organizador de 1903 a 08/10/1904
Reverendo José Mauricio Higgins – 08/10/1904 a janeiro de 1922
Reverendo Ricardo Mayorga – 05/04/1922 a 24/09/1922
Reverendo Jorge Bertolazo Stella – 24/09/1922 a 31/12/1922
Reverendo Francisco Pereira Júnior – 10/01/1923 a 13/09/1925
Reverendo Isac do Valle 13/09/1925 a 31/12/1925
Reverendo Francisco Pereira Júnior – 10/01/1926 a 04/04/1926
Reverendo Sátilas do Amaral Camargo 04/04/1926 a 17/02/1964
Reverendo Nathanael Emmrich – 17/03/1963 a dezembro de 1963
Reverendo Onésimo Augusto Pereira – janeiro/1964 a dezembro/1964
Reverendo Roberto Vicente Cruz Themudo Lessa – 01/1965 a 12/1966
Reverendo José Ferreira Filho janeiro/1967 a 24/08/1975
Reverendo Tércio Moraes Pereira – 24/08/1975 a 12/11/1975
Reverendo José Coelho Ferraz 12/11/1975 a 23/11/1975
Reverendo Elizeu Vieira Gonçalves – 23/11/1975 a 09/08/1980
Reverendo Carlos Fernandes Meier- 09/08/1980 a 12/12/1989
Reverendo Mathias Quintela de Souza – 12/12/1989 a 16/12/1997
Reverendo Carlos Fernandes Meier- 16/12/1997 até 01/01/2016
Reverendo Emerson Orenha – 01/01/2016 até 13/05/2019
Reverenda Priscila R. Madeira Kume – 26/05/219 até 31/12/2019
Reverendo Mathias Quintela de Souza – 01/01/2020 até 31/12/2023.
Reverendo Paulo Câmara Marques Pereira Júnior – 01/01/2024 até os dias atuais.
pastores auxiliares
Reverendo Aretino Pereira de Matos
Reverendo Jaime Domingos Corrêa
Reverendo Emiliano Gomes de Brito
Reverendo Gerson de Moraes
Reverendo João Daniel Migliorini
Reverendo Carlos Fernandes Meier
Reverendo Gerson Mendes da Silva
Reverendo Márcio Pereira de Souza
Reverendo Alceu Roberto Braga
Reverendo Gustavo Adolfo Leal Brandão
Reverendo David Rogério de Souza
Reverendo Alessandro A. Anastácio
Lic. Alessandro Richter (Guaratuba)
Reverendo Eugênio Sória Anunciação
Reverendo Marcos Gonçalves Marinho (Guaratuba)
Reverendo Erlon Lopes da Silva
Reverendo Fabrício Louro Fukahori
Reverenda Priscila R. Madeira Kume
Reverendo Emerson Orenha
Reverendo Cristiano Fiori Zioli
Reverendo Cléuber Roberto Peixoto Júnior
Reverendo Paulo Câmara Marques Pereira Júnior