Paulo C. M. Pereira Júnior
l Pastor titular da 1ª IPI de Curitiba l
O tema do ano é “Maturidade”, e ele será trabalhado a partir do texto de Efésios 4.13 que diz: Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
Como povo de Deus, somos chamados, todos, a participar da edificação do corpo de Cristo. É Deus quem edifica o corpo de Cristo, e nós fazemos parte desse movimento salvífico do Senhor. Segundo a Bíblia, a salvação é individual, mas ela se expressa no comunitário. Nós fomos salvos do Reino das Trevas, e levados para o Reino da Luz. E, em Cristo, encontramos a Vida.
Não existe um corpo de Cristo para cada pessoa salva. Passamos a fazer parte do mesmo corpo, como filhos e filhas do mesmo Pai celestial. Em Éfeso e em Jerusalém, Paulo estava combatendo o perigo de duas igrejas: a igreja dos judeus cristãos, e a igreja dos gentios cristãos. Paulo tinha plena convicção do chamado de Deus para o seu povo, um chamado à unidade e à maturidade, no temor de Cristo. Por isso, falava aos circuncidados e aos não circuncidados.
Segundo as Escrituras, uma vez salva, a pessoa é unida no Senhor, compartilhando da mesma fé, da mesma esperança, sendo filhos do mesmo Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. Assim, podemos afirmar que o processo de amadurecimento só acontece na unidade. Porque estou unido em Cristo, amadureço. Fora de Cristo, serei infrutífero.
Veja, não estamos como numa corrida de maratona, mas numa corrida de revezamento. Avançamos, porque a graça de Deus está sobre cada um de nós.
Neste ano, seremos lembrados de que a vida com Deus é uma Vida Compartilhada. Todos são importantes, porque Cristo nos tornou importantes quando morreu na cruz do Calvário, e nos deu o poder de sermos feitos filhos de Deus. Oremos por isso. Pelo amadurecimento do corpo de Cristo, na medida da plenitude do próprio Cristo. Que assim seja, em nome de Jesus. Amém!
Comentários