A chegada de um novo tempo

 

 

 

Priscila Madeira Kume
l  Pastora auxiliar da 1ª IPI de Curitiba  l

Um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (Estados Unidos), mostra que apenas 8% das pessoas conseguem atingir seus objetivos, as demais desistem na primeira semana. As resoluções para o Ano Novo são as mais variadas, a maioria são metas sobre coisas materiais, novas atitudes ou atividades que se almeja alcançar. A respeito da vida espiritual, na lista, geralmente ocupa um dos últimos itens. Adentramos o ano com muitas expectativas, desejando a chegada de um novo tempo, que se baseia nesta “lista” de propósitos, porém, quando não alcançada pode gerar frustrações! Dias bons e ruins, fazem parte da nossa existência. Não é errado termos metas, objetivos, propósitos para nossa vida pessoal, familiar ou profissional.

É importante traçarmos um planejamento. No entanto, quando a nossa vida está verdadeiramente firmada em Cristo, não é uma “lista” que determinará a chegada de um novo tempo, mas sim o que Ele de antemão preparou para nós!
Do contrário, em razão de não termos alcançado as tais metas da “lista”, daremos lugar a frustrações, cansaço, apatia, desesperança e incredulidade. Vejamos o chamado dos primeiros discípulos: Pedro, Tiago e João que se encontra no Evangelho de Lucas 5:1-11. Naquele dia, o mar parecia não estar para peixe. Estavam se preparando para voltar para casa, sem nenhum peixe, depois de uma noite inteira no mar. Jesus os encontra pela manhã: cansados, frustrados lavando suas redes para ir embora. Mas naquele dia havia um propósito da parte de Deus para se realizar na vida deles. Jesus entra no barco de Pedro, ensinando as multidões, ele pede que o barco vá para as águas profundas e ordena que ali eles lançassem as redes para pescar.

Pedro então responde: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.” Em outras palavras, talvez o que Pedro queria dizer era: nossos objetivos, metas e propósitos de hoje foram por água abaixo, não tem mais jeito. Pedro foi obediente e seguiu as orientações de Jesus. Não poderia ser diferente o resultado: a pesca foi extraordinária! Havia peixe para dar e vender! Jesus faz infinitamente mais do que podemos imaginar. Pescar aquela numerosa quantidade de peixes, não era normal. Para aqueles discípulos foi a chegada de um novo tempo em suas vidas porque ouviram, obedeceram e seguiram. Jesus, fala para Pedro e os demais: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens”. A expressão “de agora em diante” revela um novo ciclo na vida daqueles homens. Jesus está no barco da nossa vida, de agora em diante vivemos para os seus propósitos. Que deixemos tudo que porventura venha impedir de vivermos para Ele! A chegada de um novo tempo acontece quando entendemos que o verdadeiro propósito de Jesus em nossas vidas, é nos tornar seus discípulos! Cristo te chama para viver um novo tempo! Que possamos fazer deste hino a nossa oração: “Tudo entregarei, tudo entregarei. Sim, por ti, Jesus bendito. Tudo deixarei”.

Anterior

Próximo