l Pastora Priscila Madeira Kume l
Há muito tempo, ano a após ano, todos os natais do mundo inteiro seguiam, o mesmo roteiro: os enfeites, as músicas, promoções etc. Podemos perguntar, será que isso mudou, com a pandemia? Não! Para maioria este Natal será diferente, pois a pandemia tem impossibilitado as famílias se reunirem. Enquanto uns sentem a tristeza de não celebrar junto, outros infelizmente perderam pessoas queridas neste ano. Diante de todo o contexto que estamos vivendo, como se preparar para celebrar o Natal?
O pastor americano Paul Tripp tem uma frase que diz: “Nós não nos preparamos para o Natal, ele já foi preparado por Deus!” É isso. O Natal já foi preparado por Deus antes da fundação do mundo. Quando estudamos o evangelho de Lucas 2:1-7, onde narra o natalício de Jesus, observando os fatos que aconteceram, nós podemos também dizer que foi um natal diferente! Possivelmente para Maria e José o nascimento de Jesus não tenha acontecido como eles haviam planejado, pois por causa do recenseamento tiveram que ir para Belém. E assim também acontece em nossa vida, que tem de fato vivido neste ano coisas que não planejamos. Mas quando olhamos para as Escrituras Sagradas vemos que Deus é o autor da história e nada sai fora do seu soberano controle!
1- Todas as coisas já foram preparadas por Deus: Em Miqueias 5:2 – Deus já havia revelado através do profeta que o messias nasceria em Belém. Pois bem, em Lucas está registrado que nos dias que Jesus estava para nascer acontecia o recenseamento, e diz o texto que enquanto estavam lá, chegou o tempo de Jesus nascer. Agora imagine a cena: Maria nos últimos dias de gestação enfrentando uma viagem que durava em média de três dias. Não deve ter sido fácil! Provavelmente não foi como Maria estava sonhando para a chegada do menino. Mas veio um decreto e mudou tudo, e se fez necessário que eles fizessem esta viagem. No entanto, estava saindo tudo conforme o plano de Deus, cumprindo o outrora fora predito. Sabe o que isso nos mostra? Que Deus usa meio, circunstâncias, pessoas, para que seus propósitos sejam realizados. Vemos Deus agindo, guiando, pois o nascimento de Jesus não seria como os outros, pois marcaria a história da humanidade. Algumas situações que ocorrem em nossa vida, muitas vezes não saem conforme planejamos. Mas precisamos descansar e confiar que Deus é soberano, e que ele providenciará tudo que necessitarmos. Pois as providências de Deus não têm limites. Para que Jesus nascesse em Belém, Deus moveu as circunstâncias para que o seus propósitos se cumprissem!
2- Um Natal diferente de todos e o mais importante da história! O nascimento de Jesus, não seria só diferente, mas marcaria a história. O filho de Deus, o Rei, nasceu à beira do caminho. A narrativa do texto bíblico aponta que não havia lugar para eles na hospedaria. Provavelmente estava cheia a cidade por causa do recenseamento. Aquelas pessoas que eram naturais da cidade, precisavam comparecer para se registrar. E por não ter lugar para eles na hospedaria, então se instalaram em um estábulo, no meio dos animais, e colocado na manjedoura. Talvez, você pergunte: onde está a soberania e a providência de Deus neste momento? Deixar seu próprio filho nascer em meio aos animais? Tudo isso também aconteceu para se cumprir às escrituras, que o Messias seria de origem pobre, humilde e rejeitado. Ele abriu mão da sua glória, para vir ao mundo de uma maneira mais simples possível. “Não havia lugar para eles na hospedaria” É natal, e eu pergunto para você, há lugar para Jesus em sua vida? Este natal na pandemia é diferente de todos, porque tudo que estamos vivendo, eu vejo que Deus está querendo nos ensinar que a vida é simples. Há pessoas que vão ter uma mesa muito farta, uma decoração chique, mas se não houver lugar para Jesus em suas vidas, não terá sentido nenhum. Outras pessoas vão passar as comemorações sozinhas, isoladas, mas se houver lugar para Jesus em seu coração, estarão na sua presença! Pois ele é o Emanuel, Deus conosco! Esse é o Natal mais importante da história, pois Jesus nasceu para nos salvar, nele está nossa esperança! Desfrutamos de um Natal feliz, independente das circunstâncias!
Comentários