Reavivamento espiritual na família

 

 

 

Mathias Quintela de Souza
l  Pastor titular da 1ª IPI de Curitiba  l

Gênesis 34.30-31; 35.1-7  l  Deus reafirmou a Jacó, no encontro de BETEL, as promessas feitas a Abraão e Isaque. Além disso – disse Deus – estarei com você e o protegerei aonde quer que vá. Um dia, trarei você de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não tiver terminado de lhe dar tudo que prometi (Gênesis 28.15). Depois de mais ou menos vinte anos em Padã-Arã, o SENHOR disse a Jacó. Eu sou O DEUS DE BETEL, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela (Gênesis 31:13). Mas Jacó não retornou ATÉ BETEL, apesar da bênção divina na reconciliação com Esaú. Acomodou-se em Siquém, onde a família entrou em crise e só não foi exterminada (Gênesis 34.30-31) porque a graça de Deus se manifestou num poderoso reavivamento espiritual (Gênesis 35.1-7), cujas lições se aplicam hoje às nossas famílias também ameaçadas. Quais são as instruções para esse reavivamento?

Ouçam e sigam as instruções da Palavra de Deus. Jacó, que estava prostrado, reergueu-se e restaurou a sua autoridade na família quando ouviu e seguiu as instruções da Palavra de Deus, ordenando que (1) todos da família se livrassem dos ídolos bem como dos brincos e braceletes que funcionavam como amuletos; (2) que se purificassem de todo o pecado aninhado no coração e da sua expressão externa; (3) que subissem a Betel para adorar o Deus único revelado a Abraão, Isaque e Jacó. Essas instruções foram eficazes porque foram antes ouvidas e obedecidas por Jacó como ordens do SENHOR Deus. Este é o primeiro passo também hoje para um reavivamento espiritual que livre as nossas famílias das ameaças que são feitas pelo mundo.

Experimentem o poder de Deus. Quando a família ouviu e obedeceu a Palavra de Deus, o terror de Deus se espalhou de tal forma entre os moradores das cidades próximas que ninguém atacou a família de Jacó (Gênesis 35:5). A nossa obediência à Palavra é a possibilidade de Deus agir e manifestar a sua glória e o seu poder. Cristo podia o que o Pai podia porque ele foi obediente até à morte de cruz. O diabo e suas hostes infernais não poderão nos resistir quando exalamos o bom perfume de Cristo.

Sejam adoradores. Por fim, Jacó e sua família chegaram a Betel. Deus cumpriu a sua promessa: Um dia, trarei você de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não tiver terminado de lhe dar tudo o que prometi (Gênesis 28.15b). Volta ao primeiro amor! Reavivamento espiritual! Um novo e definitivo altar foi levantado no lugar que passou a ser chamado El-Betel, que significa Deus da casa de Deus. O reavivamento acontece e persiste em nossas famílias e em nossa igreja quando adoramos em espírito e em verdade o Deus da casa de Deus, o Deus dos céus e da terra, o único e verdadeiro Deus.

Diante dos perigos que ameaçam as nossas famílias neste mundo iníquo e hostil, clamemos a Deus por um poderoso reavivamento espiritual, ouvindo e seguindo as mesmas instruções da Palavra, pois o Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio (Salmos 46.11).

Anterior

Próximo