Pentecostes: “E todos ficaram cheios do Espírito Santo”

 

 

 

Priscila Madeira Kume
l  Pastora auxiliar 1ª IPI de Curitiba  l

Atos 2:1-18  l  Pentecostes é a inauguração do tempo de poder na vida da igreja. E não deve jamais ser esquecido, por isso que celebramos anualmente após o período de 50 dias após a Páscoa, o domingo de Pentecostes, o derramar do Espírito Santo sobre o povo de Deus. O Espírito Santo está sobre nós, igreja do Senhor.

1. O Derramar do Espírito Santo revela a presença viva do Deus Eterno no meio do seu povo. Jesus havia prometido que viria o Espírito Santo do Senhor e que os ensinaria e os faria lembrar tudo que ele havia ordenado. O Derramar do Espírito Santo, é a presença de Deus no meio do seu povo, seu agir é soberano. O Espírito age poderosamente na vida da igreja, conforme quer (João 3:8). Este derramar do Espírito é o cumprimento da promessa do Deus que age, e que vem de encontro ao seu povo. O Pentecostes revela a presença, o poder e o propósito do Senhor. Foi um evento único e extraordinário, e continua até os dias de hoje, pois é perene. O Espírito Santo de Deus está sobre a igreja de Jesus, o seu povo, agindo com poder.

2. O Derramar do Espírito Santo capacitou o povo para a missão. A visitação do Espírito Santo instrumentalizou os discípulos e discípulas de Jesus, cumprindo a missão de pregar a todos os povos. O cristão que busca viver no Espírito Santo é capacitado por ele. Jesus nos delegou a missão de ir e pregar a todos os povos. A igreja de Jesus é capacitada através do Espírito Santo, concedendo a cada um o que é necessário, pois não é por força ou vontade humana, mas guiada pelo mover de Deus. Que sejamos sensíveis ao mover do Espírito Santo.

3. O derramar do Espírito Santo encheu a igreja de coragem para anunciar as grandezas de Deus. Pedro se levantou com coragem e ousadia para pregar a todas as pessoas que estavam ali, e o resultado foi que três mil pessoas foram batizadas no nome de Jesus. O Derramar do Espírito Santo, impulsionou a igreja na pregação do evangelho, e eles testemunharam com poder e viram sinais e maravilhas acontecer naqueles dias. Quando vivemos no Espírito Santo, vivemos o extraordinário de Deus acontecendo ao nosso redor. Testemunhamos das grandezas de Deus em nossa vida.

A igreja de Jesus precisa se levantar com coragem e proclamar a salvação com ousadia. Pois, conforme está escrito em 2 Timóteo 1:7,8 – “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor…”

Anterior

Próximo