Paulo de Melo Cintra Damião
l Pastor Jubilado l
2 Cor 5.18-20 l O tema deste ano é Crescimento em Cristo e, uma das áreas que precisamos crescer como discípulos dele, é nossa compreensão sobre o domínio e o cuidado do mundo criado por Deus. Destacamos em 2 Co 5.18-20 dois aspectos: a) ao dizer que: “Deus nos reconciliou, em Cristo”, aqui devemos entender a humanidade, pois, Paulo está se dirigindo a seres humanos; b) mas, ao dizer: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”, usando a palavra cosmos, percebemos que a obra de reconciliação feita por Deus, em Cristo e dada à Igreja, inclui nosso espírito, nossa alma, nosso corpo e o planeta, nosso habitat.
Todas as esferas de maldição, atingidas pelo pecado, JÁ foram reconciliadas em Cristo, mas, AINDA NÃO na sua plenitude, que só ocorrerá com a Segunda Vinda de Jesus. Dentre as maldições estabelecidas em Gênesis, há uma que nem sempre nos apercebemos: “Até mesmo a terra é amaldiçoada por sua causa. Tirar o alimento da terra será tão sofrido quanto o parto da mulher, você sofrerá para trabalhar durante toda a sua vida”. (Gn 3.18-19- A Mensagem). O trabalho não foi criado como castigo, pois, ao ser humano foi dada a ordem para dominar e cuidar sobre tudo o que havia sido criado, antes do pecado e, para isso, ele precisaria trabalhar.
A Bíblia começa com terra e termina com “Nova Terra” e não outra terra. Este planeta não será esquecido por Deus no tempo do fim, pois “a natureza geme aguardando o dia da redenção”*, ou na linhagem de A Mensagem: *“O mundo criado quase não se contém esperando pelo que vem a seguir” (Rm 8.18). Em relação a isto, no texto básico, Paulo nos apresenta três aspetos: temos um ministério, temos um meio e uma função.
O ministério é o de dominar e cuidar da criação, numa função diaconal. Quando a Igreja se preocupa em servir a humanidade, tanto para sua sobrevivência como para seu desenvolvimento, acima de tudo, ela deve fazê-lo em obediência e para a glória de Deus.
O meio é a palavra da reconciliação. Assim como a natureza foi criada pelo poder da palavra de Deus e como Cristo é a Palavra Encarnada, quando a Igreja prega a fala sobre a responsabilidade ecológica, ela está usando o meio estabelecido.
A função é de embaixador. Somos os representantes de Deus na terra, para cuidar do seu jardim, como se Ele mesmo aqui estivesse. Um bom discípulo de Cristo procura exercer o ministério da reconciliação em todas as áreas.
Comentários