O temor do Senhor é Fonte de Vida

 

 

Paulo C. M. Pereira Júnior
l  Pastor auxiliar da 1ª IPI de Curitiba  l

1 Crônicas 13  I  Nesta semana, pude testemunhar momentos inspiradores de gratidão pela vida e ministério do pastor Mathias. Nestas ocasiões, as pessoas compartilharam o modo como a vida do pastor foram instrumentos de Deus para revitalizar a esperança da igreja e rememorar o chamado de Jesus ao discipulado. Recebi esses momentos como dádivas de Deus.

A característica do pastor Mathias que mais me impactou ao longo deste ano foi o seu temor a Deus. O pastor Mathias teme ao Senhor, e isso lhe foi concedido por Deus como graça.

Em 1 Crônicas 13 a 15, vemos que o rei Davi, aprendeu sobre o temor a Deus. Ao tentar trazer a arca da aliança de Quiriate-Jearim para Jerusalém, num primeiro momento, Davi agiu de forma irresponsável, não guardando as palavras do Senhor quanto ao manuseio da arca (de acordo com Números 3,5-10). Nesta primeira tentativa, ele agiu sem temor, e o povo seguia num ambiente de festejo que beirava a frivolidade (mesahakim – מְשַׂחֲקִים).

Já na segunda tentativa, depois de falar com Deus e se atentar às palavras do Senhor acerca do manuseio da arca da aliança, o rei Davi agiu com temor e zelo (2 Samuel 6.9-11). Neste momento, o temor a Deus esteve presente tanto na intenção do coração quanto na obediência aos procedimentos, afinal a intenção correta deve seguir o correto procedimento.

Na segunda tentativa de trazer a arca, o rei Davi estava feliz, mas desta vez, a atmosfera era diferente. Após cada seis passos, um boi e um carneiro eram oferecidos. O rei Davi caminhava em passos de temor diante de Deus, “com júbilo e ao som do Shofar”. E a palavra usada para descrever a alegria era “simchah” (לְשִׂמְחָֽה), que significa júbilo, regozijo e plenitude (1 Cr. 15:16).

Como sacerdotes reais, Deus nos confiou o serviço de guardar aquilo que é sagrado: a missão do Pai, revelada em Cristo Jesus, e confiada pelo Espírito Santo à igreja. Sejamos pois o povo que anda no temor do Senhor e que a luz de Jesus brilhe em nosso meio. Amém.

Anterior

Próximo