Priscila Madeira Kume
l Pastora auxiliar da 1ª IPI de Curitiba l
Encontramos na Palavra de Deus diversos exemplos de pessoas que honram e outras que desonram tanto ao Senhor quanto ao próximo. A honra é o amor na prática. Infelizmente o princípio da honra se perdeu em nossa sociedade. Vivemos imersos em uma cultura de desrespeito ao próximo. A cultura da desonra se tornou tão comum, que quando acontece de ouvirmos um elogio, chega a causar estranheza. Seja na família, na igreja ou no trabalho, precisamos pôr em prática a cultura da honra.
Somos chamados para resgatar este princípio em nossas vidas e assim evidenciamos a vida de Cristo em nós. O evangelho de Mateus 13: 53-58, nos mostra um momento difícil que nosso Salvador estava passando. Jesus foi desonrado em sua própria cidade e devido essa postura de desonra e incredulidade, não realizou muitos milagres ali. Ou seja, a desonra, tem consequências.
A desonra nos impede de ver os milagres de Deus. Romanos 12.10: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios”. Quando honramos uns aos outros, cumprimos o que está escrito nas escrituras porque honramos a Deus, honrando uns aos outros.
Jesus, honrou o Pai, cumprindo a missão de viver na prática o amor, através do modo como ele tratava as pessoas. Enfrentou oposições, palavras depreciativas, questionaram sua filiação em Deus, seus atos e milagres. Desprezado em sua cidade, ainda seria traído por um dos seus discípulos. Contudo, não encontramos na postura de Jesus nenhum ato de desonra. Ele era verdadeiramente o Filho de Deus. Jesus enxergava as pessoas não pela condição em que se encontravam, mas as enxergava com os olhos de Deus e quem elas poderiam ser transformadas pelo poder Dele.
João 12.26: “Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará”. Sejamos como Jesus, honremos a Deus, honrando uns aos outros. Te desonram? Sofreu em algum momento de sua vida rejeição? Te traíram? Siga o exemplo de Jesus, que suportou todas as coisas, de cabeça erguida pois Ele sabia que o Pai jamais iria desampará-lo. Viva o princípio da honra e o Pai Celestial, te honrará! Deus honra, a quem honra.
Comentários