I Presb. Marcos de Oliveira Pimentel I
Por paradoxal que pareça, esta indagação pode merecer pelo menos duas respostas bem antagônicas: SIM e NÃO!
Alguém poderia contestar que não passaria de uma enorme ousadia deste inquiridor. Mas tentaremos explicar nosso pensamento.
NÃO! Natal não é Paz para quem não recebe Jesus Cristo como filho de Deus e único e suficiente salvador, e reconciliador com o Pai. (Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1.11).
A ausência deste reconhecimento faz com que os homens se afastem cada vez mais da vontade do Pai, levando a humanidade a cair profundamente nas armadilhas do pecado e do pai da mentira.
Como ser Paz em um mundo repleto de maldades, traições, corrupções, anarquia de toda espécie, crimes detestáveis, onde até o recrudescimento de agressões contra as mulheres passou a usar recentemente, e com frequência, um termo que antes era raro ouvirmos ou lermos em mídias, o feminicídio?
Como ser Paz em um mundo onde os homens buscam a locupletação de seus mais escabrosos desejos, passando por cima dos direitos de muitas pessoas, com consequências as mais nefastas imagináveis?
Como ser Paz se a falta de Cristo leva tantos sofredores aos consultórios de psicólogos, principalmente nessa época em que a Paz deveria inundar nossos corações?
Como ser Paz se Cristo Jesus não participa das ações e pensamentos do ser humano?
SIM! Natal é Paz para aqueles que creem no unigênito Filho de Deus, aos quais Deus dá o poder de serem feitos filhos de Deus. (João 1.12);
Como não ser Paz se o próprio Deus é o Pai, não só do seu Filho unigênito, mas nos fez herdeiros com Cristo (E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, verdadeiramente herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados? Rom. 8.17).
Como não ser Paz se as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada? Rom. 8.18.
Como não ser Paz quando o próprio Jesus Cristo nos afirma que NELE tenhamos paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo? João 16.33.
Como não ser Paz se as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim como também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo? 2º Cor. 1.5.
Como não ser Paz se em todas as coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou? Rom. 8.37.
SIM, NATAL É PAZ! Porque a Paz de Deus excede todo entendimento, e guarda nossos corações e nossos pensamentos em Cristo Jesus. Fp. 4.7.
Que a Paz de Cristo Jesus encha nossas vidas. Amém!
Comentários