l Pastor Mathias Quintela de Souza l Atos 11.1-17; 10.24 l
Como comunidade de discípulos de Jesus, a oportunidade para fazermos discípulos começa na nossa família ampliada (oikos). Foi o que aconteceu com Cornélio que reuniu parentes e amigos íntimos em sua casa para ouvirem palavras mediante as quais todos foram salvos (11.13-14). Família ampliada significa esposo, esposa, parentes, amigos íntimos… Com base em Atos capítulos 10 e 11.1-17 vamos aprender lições preciosas.
O QUE É FAMÍLIA AMPLIADA. Quando Pedro entrou na casa de Cornélio, encontrou seus PARENTES E AMIGOS ÍNTIMOS REUNIDOS (10.24) e Cornélio lhe disse: Agora estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que o Senhor ordenou a você (10.33b). Que à semelhança de Pedro, apóstolo, e de Ananias, discípulo, estejamos sempre disponíveis para entrar nas casas para que não só indivíduos, mas famílias ampliadas sejam salvas.
O USO DOS MEIOS DE GRAÇA. A evangelização da família ampliada (oikos) é obra divina com a participação humana. A graça opera na transformação de vidas e na criação de comunidades quando fazemos uso diligente dos meios de graça. 1) ORAÇÃO. Cornélio, mesmo antes de convertido (10.1-8), e Pedro, apóstolo (10.9-24), foram orientados para procedimentos corretos e precisos porque cultivavam intimidade com Deus por meio da oração. De fato, a fé tem a chave do céu, mas a oração conhece os caminhos do Senhor (Henry Law). 2) PALAVRA. Cornélio ouviu do anjo a orientação para que ouvisse o evangelho proclamado por um homem: Envie alguém a Jope e mande chamar SIMÃO, que também é chamado de PEDRO, o qual lhe dirá palavras mediante as quais você e toda a sua casa serão salvos (11.12b-13). Paulo foi orientado também por Jesus para ouvir as instruções dos seus discípulos em Damasco (At 9.5-6) e tudo começou numa casa (At 9.10-11). Pedro e Ananias cumpriram fielmente a missão e os resultados continuam repercutindo até hoje, servindo de inspiração para nós. 3) BATISMO. Diante da evidência do batismo espiritual, Pedro ordenou que todos os que ouviram o evangelho e creram fossem batizados em nome de Jesus Cristo (9.44-48). O batismo é mais do que uma cerimônia. É um processo de integração dos convertidos na comunhão do corpo de Cristo. A família ampliada de Cornélio foi integrada na família de Deus e tornou-se uma comunidade de discípulos.
Comunidade de discípulos que faz discípulos. Pedro e os irmãos que foram com ele de Jope permaneceram alguns dias em Cesaria (10.48b). Tempo necessário para ensinar aqueles discípulos a guardar tudo o que Jesus ensinou, inclusive a obedecer a ordem de fazer discípulos de todas as nações (Mt 28.19). Este ensino básico foi eficiente, pois, quando Paulo regressava da terceira viagem missionária, ele ficou alguns dias em Cesareia no convívio com os irmãos e foi hospedado por Felipe, o evangelista, que tinha quatro filhas que profetizavam (At 21.7-16). A partir de uma família ampliada, surgiu uma forte igreja em Cesareia e as portas foram abertas para a evangelização dos gentios.
Que Deus nos ajude a compreender e a viver estes princípios para que nos tornemos, como igreja local, centro de irradiação do evangelho, fazendo discípulos de Jesus.
Comentários