Paulo C. M. Pereira Júnior
l Pastor auxiliar da 1ª IPI de Curitiba l
“Não me chamem Noemi, chamem-me, Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga! De mãos cheias eu parti; mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta… Foi assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada. Rute 1.20-22
O livro de Rute é uma obra prima. Em suas páginas estão registradas experiencias de fome, morte, dor, regresso, transformação, colheita e graça superabundante. A história de recomeço de Noemi e Rute, que voltam a Belém, cidade conhecida como a “casa do pão”, no início da colheita da cevada, é uma história de esperança que aponta para a forma maravilhosa como Deus toca os nossos corações e manifesta a sua graça e poder.
Noemi havia deixado Belém junto a seu marido, Elimeleque, e seus filhos, Malom e Quiliom. Em pouco tempo, Noemi ficou viúva, na terra de Moabe. Ser viúva já era complicado. Ser viúva em terra estranha era infinitamente mais complicado. Noemi ficou viúva numa terra hostil ao povo de Deus e, portanto, hostil a ela. Seus filhos se casaram com mulheres moabitas (v. 4), justamente o que não deveria acontecer (Nm. 25). Depois de um tempo, os dois filhos morreram; e ficaram sozinhas as três viúvas: Noemi, Orfa e Rute.
Noemi se sentia amarga. Ela estava lutando apenas para sobreviver. Mas ao seu lado, estavam pessoas que foram tocadas pela graça de Deus e que, portanto, se tornaram bençãos em sua vida. A graça de Deus é Deus em ação no mundo, fazendo fluir, fazendo se movimentar, fazendo chegar às pessoas tudo que é necessário para a reconexão com Ele. É como um fluxo de águas vivas que restaura a vida e a ordem.
Deus tocou o coração de Noemi através de Boaz e Rute, que juntos, foram instrumentos de graça. Boaz, filho de Raabe, e Noemi, viúva moabita, foram instrumentos de salvação. Nós também podemos ser instrumentos de graça e salvação, que tocam o coração das pessoas.
É Tempo de Recomeçar!
Assim como Noemi, muitas pessoas precisam recomeçar. Sejamos, pois, como Boaz e Rute, instrumentos de Deus para tocar corações. Amém!
Comentários