I Marília Sanches Couto I
Um dos sinais dos últimos tempos, descritos por Jesus no livro de Mateus, é o esfriamento do amor, devido ao aumento da maldade. Mt 24:12. Se olharmos com cuidado para nossas vidas, podemos avaliar o quão fácil é que isto ocorra, sem que nós percebamos. Multiplicamos atividades eclesiásticas, atividades de fraternidade, atividades de trabalho, estudo, lazer, e sem nos darmos conta, devido aos muitos afazeres, a paixão e o amor pelo Senhor entra em declínio. Em Apocalipse 2, na carta escrita à primeira igreja da Ásia, igreja de Éfeso, a queixa que o Senhor apresenta contra ela é o abandono do seu “primeiro amor”. Ap 2:4. E o que é este “primeiro amor”? O que significa ter um amor qualificado pelo Senhor como sendo o primeiro? Para cada um de nós o Senhor conhece e identifica qual é o nosso primeiro amor, e como podemos manifestar este amor a Ele.
Estas perguntas nunca devem nos abandonar: Senhor, estou te amando como o primeiro? Tenho dado ao Senhor o trono da minha vida? Tenho priorizado os teus pensamentos, os teus sentimentos e as tuas intenções no meu caminhar? É uma busca do nosso coração ao coração de Deus. O conselho à igreja de Éfeso que abandonou seu primeiro amor foi: Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio! Ap 2:5. Há obras que podemos praticar que trarão de volta ao nosso coração o amor para com Deus. É um conselho do Senhor a todos que estão passando por este processo de esfriamento e desejam retomar seu primeiro amor. Lembrar de onde caímos. Quando foi que deixamos de ter prazer em estar na comunhão com o Pai?
Arrepender-se significa tomar novas atitudes, é retomar as obras que nos aproximam novamente, que fazem com que nossa mente seja levada cativa ao conhecimento do Senhor e ao seu amor. O desejo e anseio por Deus, sua Palavra e seu poder nos levam a ter atitudes, e posicionamentos que promovam esta retomada. Há muitas formas de se buscar a Deus e elas constantemente nos são trazidas pelos ensinamentos da Palavra, e no seu corpo, que é a igreja. O Espírito Santo tem nos ensinado a respeito deste caminho com muita ênfase. Há uma reciprocidade da parte de Deus para cada ato de nossa parte para com ele. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros… Tg 4:8. Irmãos, vamos nos aquecer no amor! Ajudando um ao outro nesta caminhada. Exortando, animando, para que quando o Senhor voltar, ou quando formos até ele, haja alegria em seu coração por ver em nós um genuíno e sincero amor. Que assim Deus nos abençoe!
Comentários