Vivendo na presença de Deus

 

 

 

Paulo C. M. Pereira Júnior
l  Pastor auxiliar da 1ª IPI de Curitiba  l

Há algumas semanas, o pastor e professor canadense, Ross Lockhart, deu uma aula para missionários da IPI do Brasil e eu tive o privilégio de ser o seu tradutor. O tema era “Evangelização numa cultura secularizada”.

Num dado momento, o professor falou sobre “a presença de Deus” e como ela se manifesta entre aqueles que estão em obediência e submissão a Ele no cumprimento da missão. Em contextos secularizados, a presença de Deus é como um farol que ilumina o caminho para a salvação. Ross afirmou: “Deus não se impõe a nós, mas vem até nós para estar conosco e através de sua presença traz a sua revelação. A presença é o modo como Deus trabalha na missão e, assim, o Senhor levanta seu povo para zelar por sua presença de tal modo que ela se torne visível a todos.”

À luz das Sagradas Escrituras, o Prof. Ross descreveu a presença de Deus de três maneiras:

1. No templo – quando somos os destinatários da presença divina, recebendo o pão e o vinho, a Palavra, e temos a oportunidade de glorificar a Deus, como corpo vivo de Cristo.
2. Em nossas casas – quando somos os anfitriões e recebemos os vizinhos e convidados, com os quais compartilhamos da presença de Deus.
3. No mundo – quando somos os convidados, e expressamos a presença de Deus através de nossos relacionamentos.

A percepção da presença de Deus na missão nos ajuda a viver dentro dos limites do Reino, confrontando o pecado e inspirando a igreja a entender a si mesma como comunidade viva de Cristo, que reflete a imagem de Deus ao mundo.

Por três anos, Jesus caminhou entre os discípulos. Depois de três anos, foi para um lugar onde eles não poderiam segui-lo. A partir deste momento, os discípulos passam a reconhecer a sua presença por meio do Espírito Santo, no cumprimento da missão. João descreve essa experiencia como “Cristo-em-nós” (Joao 17.21) e o apóstolo Paulo como “nós-em-Cristo” (Rm. 12.5).

Dr. Gerald O’ Collins afirma que em sua nova presença, “Cristo não está apenas conosco e por nós, mas também em nós, convidando-nos a responder à sua presença”.

Temos vivido no templo, nas casas e no mundo sob a presença viva de Deus?
Que o Senhor nos abençoe neste sentido.

 

 

Anterior

Próximo