Uma vida reformada


l  Pastora Priscila Madeira Kume  l

No dia 31 de outubro é celebrado o dia da Reforma Protestante. Data importante para nós cristãos reformados. Os pilares da Reforma nos levam a uma séria reflexão. A frase: “igreja reformada, sempre se reformando” ainda faz sentido no tempo que se chama hoje. Podemos afirmar que esse movimento foi uma reforma espiritual. A Reforma Protestante foi marcada pela volta aos princípios verdadeiros das Escrituras Sagradas, porque a igreja estava se desviando da verdade. Precisamos nos dias atuais como povo de Deus, igreja do Senhor, examinar nossa vida sobre estes pilares e voltar à essência do cristianismo, construindo nosso viver nesses pilares espirituais:

Uma vida reformada é baseada na Palavra de Deus
A Reforma, foi caracterizada pela volta ao evangelho. A leitura e interpretação genuína dos preceitos bíblicos descortinaram a cegueira espiritual e “derrubou as mentiras religiosas que extorquia o povo. A reforma espiritual acontece através do nosso encontro com as verdades contidas na Palavra. Assim aconteceu com Lutero ao ler Romanos 1:17, sua mente, coração e espirito receberam a iluminação do alto. Hoje temos acesso a diferentes traduções da bíblia, seja em formato físico ou online. Mas ainda encontramos pessoas que desconhecem a Palavra, e outros que conhecem, mas não praticam. A Palavra deve ser para nós a “lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminhar”. Sua vida tem se baseado na Palavra de Deus?

Uma vida reformada é baseada somente na Graça e na fé em Cristo
Estes pilares, falam a respeito do quanto nós seres humanos, carecemos de Deus e do seu favor por nós. Graça é a justiça do evangelho que só pode ser alcançada por meio da fé. Efésios 2:8-9 (RA): 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. Uma vida reformada, é uma vida totalmente dependente de Deus. Somos alvos cotidianamente da graça e desse amor divino. Se fosse por obras, certamente elas seriam insuficientes. “Pois devido à profundidade de nosso pecado, Deus veio na pessoa de Jesus Cristo fazer o que não podíamos fazer por nós mesmos: salvar-nos” Tim Keller. Através da fé no filho de Deus, aproprie-se hoje da graça e receba o privilégio de ter acesso ao Pai, diretamente pela mediação de Jesus. Uma vida reformada se baseia que a salvação continua sendo: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31). Só Cristo salva!

Uma vida reformada é baseada em glorificar a Deus e estar ao seu serviço.
Uma vida reformada tem um propósito. Deus criou o ser humano à sua imagem e para a sua glória. Assim diz no livro do profeta Isaías 43:7 (NVI): “todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz”. Uma vida reformada, deve ser um culto que glorifica somente a Deus. Somente a ele devemos dar glória, pois tudo que somos e temos pertence a ele. Glorificamos a Deus, quando o colocamos em primeiro lugar em nossa vida, através de uma busca incessante, de todo coração. Infelizmente, existem deuses que são cultuados na vida do homem moderno e que o impedem de ter uma vida plena. É preciso identificar dentro do coração o que tem tomado o lugar que é somente de Deus e deixar com que a reforma seja completa. Glorificamos a Deus quando atendemos o seu chamado para servi-lo com dons e talentos. Através da vida de Cristo, somos reformados de dentro para fora! Uma vida reformada é uma obra contínua de restauração. É necessário resistir a secularização e voltar ao primeiro amor.

Anterior

Próximo