TESTEMUNHAS DE JESUS A PARTIR DE JERUSALÉM (Curitiba)

 

 

 

Mathias Quintela de Souza
l  Pastor titular da 1ª IPI de Curitiba  l 

 

Atos 1.6-8; Lucas 24.36-49  l  Jesus disse aos discípulos que não desperdiçassem tempo com especulações sobre épocas e estações sobre o futuro. Isto porque em breve seriam revestidos com o poder do Espírito Santo para fazer o que realmente importa: dar testemunho de Jesus DESDE JERUSALÉM até aos confins da terra. Em outras palavras, fazer discípulos de todas as nações. O que representa Jerusalém para nós hoje?

JERUSALÉM, LUGAR DO ENCONTRO COM O CRISTO VIVO (Lucas 24.36-48). No dia da ressurreição os discípulos estavam numa casa com as portas fechadas com medo dos judeus. Jesus, então, se colocou no meio deles e disse: que a paz esteja com vocês. Eles ficaram assustados, admirados e pensavam que estavam vendo um fantasma. Jesus demonstrou a sua identidade e abriu o entendimento deles para compreenderem as Escrituras (Antigo Testamento) que previam a sua morte e ressurreição. E que eles seriam testemunhas de que Jesus morreu para o perdão dos nossos pecados, ressuscitou para viver em nós e que foi glorificado à direita do Pai para ser nosso Senhor. Esta é também a nossa missão: fazer discípulos de Jesus, testemunhando no poder do Espírito Santo, desde Jerusalém (onde estamos) até aos confins da terra.

JERUSALÉM, LUGAR DO CUMPRIMENTO DA PROMESSA (Lucas 24.49). Depois destas instruções, Jesus disse: Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade (Jerusalém), até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto (Lucas 24:49). Em outra aparição, Jesus reitera esta ordem e deixa claro qual é a promessa: vocês serão batizados como Espírito Santo, dentro de poucos dias (Atos 1:5). Este batismo espiritual não seria para restaurar o reino a Israel nem para estabelecer o reino da igreja. Isto jamais foi ou será missão do povo de Deus que está sempre a serviço do Reino eterno. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra (Atos 1:8). A nossa Jerusalém é Curitiba. Para sermos testemunhas de Jesus aqui precisamos, prioritariamente, buscar o revestimento de poder que vem do alto.

JERUSALÉM, LUGAR DE PORTAS ABERTAS PARA O EVANGELHO (Lucas 24.47-48). Dez dias depois da última aparição do Jesus ressurreto, os discípulos foram revestidos com o poder do alto e as portas da casa onde estavam se abriram para o testemunho do Evangelho. A promessa cumpriu-se, portanto, numa casa e muitas portas de casas se abriram (Atos 1.12-14, 2.1-2,46). Por isso, o resultado do testemunho apostólico, tendo Pedro como porta-voz, foi o acréscimo de quase três mil pessoas pelo batismo (Atos 2.41). De fato, o Pentecoste foi um movimento que ganhou as ruas, adentrou nas casas, impactou o império romano e chegou até nós. Somos responsáveis pela continuidade da igreja de Atos como MOVIMENTO do Espírito e não como um MONUMENTO que se desgasta com o tempo. Para isto precisamos ser continuamente transformados pela renovação da nossa mente (Romanos 12.2).

Vamos renovar o nosso encontro com o Cristo vivo para, sob a autoridade dele, sermos revestidos com o poder do alto para fazermos discípulo de Jesus desde Curitiba, nossa Jerusalém, até aos confins da terra.

Anterior

Próximo