Priscila Madeira Kume
l Pastora auxiliar 1ª IPI de Curitiba l
Texto base: Lucas 24:1-12 l Ao lermos a narrativa sobre a ressurreição de Jesus, percebemos a concretização da promessa que o Filho de Deus morreria em nosso lugar e ressuscitaria ao terceiro dia. Mas também notamos que houve um despertar na vida dos discípulos de Jesus, que estavam tristes e abatidos com a morte do Mestre. Apesar de reiteradamente Jesus ter falado para eles sobre sua morte e ressurreição, era um assunto que os discípulos não conseguiam compreender totalmente. Por isso, a ressurreição de Jesus revitalizou a fé, o amor e missão dos discípulos. O túmulo vazio permitiu que os corações fossem aquecidos através da fé no Cristo Ressurreto. A nossa sociedade tem procurado preencher o vazio que existe em seus corações, precisam ter seus corações aquecidos com a presença de Jesus. Nosso papel enquanto discípulos e discípulas de Jesus, é ter a mesma atitude que as mulheres naquela manhã ao irem ao sepulcro. Elas foram as primeiras testemunhas da ressurreição e com coragem e fé anunciaram que Jesus havia ressuscitado.
1) Somos testemunhas que a pedra foi removida. A narrativa da ressurreição aparece também nos outros evangelhos e percebemos que havia uma preocupação no coração das mulheres sobre quem iria remover a pedra, no entanto, ao chegarem ao sepulcro, elas perceberam que a pedra já tinha sido removida. Jesus havia ressuscitado e seu corpo não se encontrava naquele local. A pedra ter sido removida nos aponta o poder majestoso do Senhor. Ele preparou tudo, removeu a pedra e abriu o caminho para termos livre acesso a Ele. Jesus é aquele que removeu a pedra do sepulcro que havia em nossos corações, nos deu vida, nos resgatou das trevas para sua maravilhosa Luz! “Porque procura dentre os mortos quem vivo está?”. Ao olhar para o seu coração, ele é um sepulcro vazio, ou um coração com a presença do Cristo Ressurreto que removeu todas as pedras, te libertou e preencheu o vazio com o seu amor?
2) Somos testemunhas das Suas promessas. Aquelas mulheres foram agraciadas e escolhidas por Deus para estarem ali naquela manhã. O contexto histórico nos mostra que as mulheres seguiam a Jesus e presenciaram também os seus ensinos. Ao chegarem ao sepulcro, mesmo amedrontadas e perplexas com o que estava acontecendo, viram e ouviram os mensageiros celestiais, confirmando que a Palavra havia se cumprido a respeito da ressurreição de Jesus. “Ele não está aqui! Ele ressuscitou!” e mais “Lembrem-se do que ele lhes disse quando ainda estava com vocês na Galiléia”. Após esse diálogo as Escrituras nos dizem que “então elas se lembraram”. As palavras que ouviram de Jesus nesse momento, aqueceu o coração delas e tudo fez sentido. Creram de imediato e saíram dali não somente como as primeiras testemunhas da ressurreição, mas as primeiras a anunciarem que Cristo havia ressurgido! Diante das situações que para nós podem ser impossíveis, que nos lembremos das promessas de Jesus, que levantemos nossos olhos e que possamos contemplar o Cordeiro de Deus. Suas promessas jamais falham! Pois quando nos lembramos das suas promessas, nossos corações são aquecidos pela esperança, porque Ele é a nossa esperança. “Quero trazer à memória o que pode me dar esperança” Lamentações 3:21.
3) Somos testemunhas e não podemos nos calar. “As que contaram estas coisas foram: Maria Madalena, Joana e Maria mãe de Tiago, e muitas outras que estavam com elas. Mas eles não acreditaram nas mulheres, as palavras delas lhes pareciam loucura”. O texto nos mostra que Pedro foi até o sepulcro e voltou maravilhado. Mas as mulheres saíram anunciando aos onze e a todos o que havia acontecido, foram testemunhas e não se calaram. As pessoas não creram em suas palavras, pois soava como loucura. A mensagem da cruz é loucura para muitos, para os que creem é poder de Deus. Os discípulos creram depois que Jesus apareceu para eles. Os encontros com o Ressurreto se repetem até os dias de hoje, para que possamos testemunhar a respeito do Cristo vivo! Que a fé no Cristo que venceu a morte e vive para sempre, possa revitalizar nossa fé e nos dar a mesma coragem que impulsionou aquelas mulheres de anunciar a ressurreição de Jesus. Que possamos sair do “modo automático”e sermos revitalizados na missão que Ele nos designou, no poder e na autoridade do Seu Nome! Eu vi o Senhor! Cristo vive!
Comentários