SOMOS MISSIONÁRIOS NA NOSSA GERAÇÃO

 

 

 

Mathias Quintela de Souza
l  Pastor titular da 1ª IPI de Curitiba  l

 

Atos 1.1-8; 13.1-4  l  O crescimento em Cristo, tema deste ano, é pessoal (qualitativo), comunitário (orgânico) e quantitativo (missão no mundo). A MISSÃO de salvar pessoas é de Cristo, mas ele nos COMISSIONA para que façamos discípulos dele desde onde estamos até aos confins da terra. Todos nós, sem exceção, somos chamados, capacitados e enviados para cumprir a Grande Comissão na sua total abrangência: TODAS AS NAÇÕES. Como?

Todos testemunhando sem distração.  Em sua última aparição aos discípulos, Jesus deixou claro que seriam revestidos com o poder do Espírito Santo para que fossem suas testemunhas sem se distraírem com especulações e mapas escatológicos. As épocas e estações estão sob a exclusiva autoridade do Pai. Estamos a serviço do Reino de Deus, sob o comando de Cristo, que recebeu do Pai toda a autoridade no céu e na terra. Quando obedecemos, o poder do Espírito é liberado e pessoas se tornam discípulas de Jesus, Senhor e Mestre.

Todos sendo revestidos de poder para a missão. Os que receberam a promessa do batismo com o Espírito, apóstolos e discípulos, cerca de cento e vinte pessoas, permaneceram em Jerusalém até que a promessa se cumpriu e TODOS FICARAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO. Revestidos com o poder do alto, o testemunho que deram de Jesus foi tão eficaz que logo após o dia de Pentecoste quase três mil pessoas foram batizadas! E o crescimento continuou de forma exponencial. Multiplicaram-se os líderes porque as reuniões eram feitas no pátio do templo e de casa em casa. Os princípios e valores da nossa origem como igreja de Cristo não se alteram com as mudanças históricas. Precisam ser reavivados.

Todos sendo enviados. Com a perseguição da igreja que aconteceu por causa de Estêvão, todos foram dispersos, exceto os apóstolos. E os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra (Ver Atos 8.1-4). Foi assim que o evangelho alcançou as regiões da Judeia, Samaria, Galileia (Atos 9.31) e chegou até a Antioquia da Síria (Atos 11.19-26), centro de irradiação missionária que se expandiu até nós. Todo lugar onde está um discípulo de Jesus é campo missionário. Todos são enviados por Cristo, sob orientação e poder do Espírito Santo, por intermédio da igreja (Atos 13.1-4). No Manual de Culto da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, antes da bênção, é a parte do ENVIO. Na dinâmica do a culto somos agora enviados por Deus para servi-lo na sociedade como sal da terra e luz do mundo (p. 32).

Todos participando. Além de cada um de nós ser missionário onde está, podemos participar da obra missionária realizada por pessoas com chamado específico, como Paulo e Barnabé, de diversas formas: a) como igreja local, sendo um centro de envio como foi a igreja de Antioquia e outras; b) orando pelos missionários como os efésios (Ef 6.17-20); c) contribuindo como os filipenses (Fp 4.14-19; Atos 18.5).

Reafirmamos o nosso privilégio e responsabilidade, como geração, de contribuir para que o evangelho seja pregado desde onde estamos até às regiões mais remotas da terra.

Anterior

Próximo