REVITALIZAÇÃO ESPIRITUAL URGENTE

 

 

 

Mathias Quintela de Souza
l  Pastor titular da 1ª IPI de Curitiba  l

Apocalipse 3.1-6  l  A cidade de Sardes, na Ásia Menor, edificada num altiplano, considerava-se uma fortaleza inatingível até que foi sucessivamente derrotada pelos persas, sírios e romanos. Com o auxílio de Roma foi reedificada e tornou-se novamente rica, orgulhosa e depravada. Vivia das glórias do passado. Este contexto histórico exerceu forte influência sobre a igreja de Sardes. Ao invés de influenciar, foi influenciada e precisava de uma revitalização espiritual urgente.

Como Cristo nos vê. Como igreja, somos o que Cristo vê em nós e não o que pensamos de nós mesmos. Ele tem os sete Espíritos que significam a plenitude da sua autoridade. Esta autoridade se manifesta pelo poder do Espírito Santo (Isaias 11.2; Apocalipse 1.4; 4.5;5.6) nas igrejas representadas pela sua liderança (sete estrelas). Como o Cristo glorificado nos vê? a) mortos com aparência de vida; b) enfermos agonizantes prestes a dar o último suspiro; c) crentes aparentemente piedosos, mas que negam a eficácia da piedade; d) um remanescente fiel digno de Cristo. Para a revitalização espiritual é necessário aglutinar e mobilizar este remanescente fiel.

Ordens de Cristo para a revitalização espiritual da igreja. Como igreja, fazemos o que Cristo ordena e não o que achamos importante. E as ordens dele, dadas ao anjo que representa a igreja, são: a) SÊ VIGILANTE para consolidar o resto que está para morrer, doentes terminais prestes a dar o último suspiro; b) ARREPENDE-TE e volta à prática da palavra que te levou à salvação e ao rico tesouro que tens em Cristo na comunhão com o seu povo; c) DISCIRNA O REMANESCENTE FIEL e perceba o que estou fazendo por meio dele e seja meu parceiro. A fé que se consuma na obediência é um imperativo por um motivo forte. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não irá demorar; mas o meu justo viverá pela fé; e, SE RETROCEDER, DELE A MINHA ALMA NÃO SE AGRADARÁ (Hebreus 10:37,38).

Realidade e esperança. Há esperança para todos se encaramos a realidade com disposição de mudanças. O poder de Cristo (sete espíritos) se manifesta na liderança espiritual (sete estrelas). Este poder pode (1) trazer os mortos à vida em Cristo pela conversão (Ef 2.1) ou pela restauração (Lc 15.21-24). O poder do Espírito pode (2) também soprar sobre as brasas que ainda não se tornaram cinzas e reacender a chama da fé. O poder de Cristo pode, finalmente, (3) aglutinar e mobilizar o remanescente fiel no projeto da revitalização espiritual.

Como acontece em todas as igrejas, em Sardes há também vencedores! Estes, que honraram a Cristo pela obediência, serão honrados por Cristo diante do Pai e terão seus nomes escritos eternamente no livro da vida, vestidos de linho finíssimo, resplandecente e puro, que são atos de justiça dos santos (Ap 3.5-6; 19.7-8).

Anterior

Próximo