Paulo C. M. Pereira Júnior
l Pastor auxiliar da 1ª IPI de Curitiba l
2 Reis 2.19-22 I Na Bíblia, lugares não são espaços para se explorar, mas espaços para se conectar. O lugar é um espaço com significado, um espaço que fornece identidade. Por isso, na missão que Deus nos confiou, somos chamados a nos conectar às pessoas e aos lugares em que vivemos. Ser e fazer discípulos é sobre localizar vidas em Cristo e acompanhá-las em seu lugar fundamental.
A conversa de hoje é sobre um lugar, uma cidade, muito bem localizada, mas péssima para se viver. Estamos falando da cidade de Jericó, um lugar descrito como a “cidade das palmeira” (Deuteronômio 34.3). Apesar de sua beleza, é dito que alguns homens de Jericó foram procurar o profeta Eliseu, porque a água não era boa e a terra era improdutiva. Sem água e sem terra, Jericó estava na miséria e precisava do milagre de Deus.
É importante dizer que na época de Josué, Jericó foi destruída. E Deus deixou claro que não queria que a cidade fosse reconstruída (Josué 6.26). No entanto, no reinado do rei Acabe, a cidade foi reconstruída (1 Reis 16.34). E é, justamente, para esta cidade que o profeta Eliseu foi chamado.
Isso me lembra a nossa história sem Jesus. Nós, um dia também precisávamos ser regenerados. Nascemos em pecado, como resultado da desobediência e rebelião contra Deus dos nossos antepassados, Adão e Eva. E Deus não nos descartou. Quando uma pessoa busca a Deus, como aqueles homens fizeram ao buscar o profeta Eliseu, Deus não a descarta.
Jericó, mesmo tomada pela morte e incapaz de gerar vida, foi restaurada. Quando aqueles homens pediram ajuda ao homem de Deus, ele disse: “Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim”. E logo foi a nascente do rio. O profeta Eliseu foi a nascente do rio e jogou o sal. E, então, a terra foi sarada.
Deus continua, ainda hoje, a realizar milagres em toda a terra, através do Espírito Santo. A terra de Jericó estava desolada. O mundo em que vivemos está caído. Mas o Senhor, nosso Deus, ainda hoje, transforma vidas. Ainda há tempo. Busque ao Senhor enquanto é dia, e Ele o abençoará.
Comentários