Páscoa: Tempo de Celebração, tempo de envio

 

 

 

Paulo C. M. Pereira Júnior
l  Pastor auxiliar da 1ª IPI de Curitiba  l

Há mais de dois milênios, cristãos e cristãs ao redor do mundo celebram a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, Filho de Deus. Na Páscoa, celebramos a vida e a morte de Jesus, o encarnado, e a nova vida que temos em Jesus, o ressurreto.

O Jesus encarnado (que morreu na cruz do Calvário) e o Jesus ressurreto (que ressuscitou ao terceiro dia) são o mesmo Jesus Cristo. É o mesmo Senhor e Salvador de nossas vidas. Seu amor pela criação permanece. Sua santidade permanece. Sua bondade, justiça e poder permanecem. Suas promessas permanecem. O que muda é sua presença. Enquanto Jesus, quando encarnado, caminhou pelas bandas de Jerusalém, Judeia, Samaria e Galileia; Jesus, agora ressurreto, caminha por todo planeta, através do mover do Espírito Santo e de sua igreja.

Assim, a Páscoa é tanto tempo de celebração quanto tempo de envio. Celebramos a vitória de Jesus sobre a morte. Celebramos a vida do Jesus encarnado: perfeito, sem pecado, sem macula, Mestre, Amigo, Cordeiro, Profeta, Sacerdote e Rei. Celebramos a maior expressão de amor do Trino Deus por sua criação. Celebramos a concretização das promessas do Senhor. Deste modo, na Páscoa, pela presença maravilhosa de Jesus em nós, celebramos e enviamos. Enviamos porque, hoje, dois milênios depois da ressurreição, a presença de Jesus continua sendo conhecida ao mundo através do Corpo de Cristo, o povo da ressurreição. Enviamos pessoas cheias do Espírito Santo, assim como foi com Estêvão, Mateus, Priscila e Paulo no tempo da igreja primitiva. A ascensão de Jesus, glorificação, e o envio do Espírito Santo introduziram um novo tempo. Tempo da nova aliança. Assim, somos chamados a sair e viver esta vida nova no Senhor, indo e fazendo discípulos de Jesus.

Na Páscoa, celebramos o cumprimento da missão de Jesus, o Cordeiro Santo, que percorreu a região de Israel, proclamando o Reino de Deus, o qual morreu e ressuscitou no terceiro dia. Na Páscoa, celebramos o raiar de um novo tempo que possibilitou o derramar do Espírito sobre toda carne, em Pentecostes.

Nesta Páscoa, celebre a Deus.
Nesta Páscoa, sinta-se enviado por Deus.
Feliz Páscoa.

 

Anterior

Próximo