Cléuber R. Peixoto Júnior
Após a morte de Jesus, alguns dos discípulos ficaram frustrados com a morte do Mestre e entristecidos por ainda não terem a confirmação da ressurreição Dele. Dois discípulos em específico haviam deixado Jerusalém rumo a Emaús, onde ficariam distantes da comunhão com os irmãos e da missão que o Senhor tinha para as suas vidas. Enquanto faziam essa caminhada, Jesus passou a caminhar com eles e os mesmos não o reconheceram. Portanto, durante o trajeto conversaram sobre o que havia acontecido com Ele.
Ao reparar na incerteza dos discípulos em relação a sua ressurreição, Jesus ficou perplexo pelo fato deles custarem a entender aquilo que deveria acontecer com Ele de acordo com a Palavra, afinal já havia deixado isso bem claro para os seus seguidores enquanto caminharam juntos. Naquele momento ficou nítido, que apesar de ouvirem aquilo que Jesus disse os dois discípulos em questão não haviam crido no que o Mestre havia falado, por isso, se sentiam perdidos naquele momento. Ao analisarmos essa passagem percebemos que muitos de nós temos o mesmo problema que os discípulos, ouvimos a Palavra, mas por não crermos de verdade e não caminharmos de acordo com Ela, ficamos simplesmente perdidos e desanimados no meio do caminho.
A resposta de Jesus em relação a essa incerteza e incredulidade dos discípulos foi simplesmente expor a Palavra e eles foram tão impactados, por isso que não deixavam o Mestre ir embora mesmo não reconhecendo quem Ele era. Através da Palavra, os discípulos foram reorientados e sabiam exatamente o que precisava ser feito diante de todas as situações que estavam enfrentando. Isso nos ensina que é justamente na Palavra que devemos buscar orientação para não acabarmos perdidos e desorientados durante a nossa jornada frente aos desafios que a vida nos propõe.
No momento em que olhos dos discípulos foram abertos e eles reconheceram Jesus, eles imediatamente retornaram para Jerusalém, ou seja, voltaram para a comunhão com os irmãos, para missão e para o caminho que o Senhor tinha para eles, pois perceberam que o Senhor era de fato poderoso para fazer qualquer coisa e estaria ao lado deles em todos os momentos da jornada apesar de todo e qualquer tipo de dificuldade.
Que possamos permanecer firmes e com o coração queimando no caminho que o Senhor tem para nós, apesar de todos os desafios, sendo sustentados pela Palavra e pela certeza de que Ele nunca nos abandona e que é poderoso para vencer qualquer coisa.
Comentários