I Seminarista Cléuber Peixoto Júnior I
Quando lemos as histórias da Bíblia costumamos chamar homens como José de heróis bíblicos, como se estes fossem um tipo diferente de ser humano, como super homens com capacidades e aptidões diferentes de homens comuns. Mas a verdade é que a única coisa que diferenciava esses homens de nós eram a obediência e fidelidade ao Senhor que eles tinham.
Nesse ponto, a história de José é um exemplo para nós. Quando era apenas um menino, começou a ter sonhos que acreditava partirem do coração de Deus. Porém quando compartilhava com sua família, não recebia incentivo. Muito pelo contrário. A resposta de seus irmãos em relação aos seus sonhos foi vendê-lo como escravo. Enquanto trabalhava como escravo, ao invés de se lamentar, permaneceu obediente e fiel ao Senhor e, devido ao seu trabalho realizado com extrema dedicação, multiplicou as riquezas de Potifar. Quando a esposa de Potifar tentou fazer com que José desonrasse ao seu Senhor, ele decidiu permanecer fiel e experimentou do fato de que a obediência ao Senhor custa caro. Quando foi preso pelas mentiras contadas pela esposa de Potifar, não deixou de ser obediente e fiel ao Senhor e era muito estimado pelos guardas e companheiros de cela. Quando teve a oportunidade de interpretar os sonhos do faraó e se libertar da prisão, se tornando a segunda pessoa mais importante no Egito, não teve dificuldade de permanecer obediente e fiel, pois como já havia sido fiel em circunstâncias ruins, teve facilidade em se manter obediente no momento em que as circunstâncias eram boas.
José viu os sonhos do Senhor se realizarem, porque permaneceu fiel e obediente frente as provações e tentações. O Senhor nos convida a olhar para Ele e não para circunstâncias, fazendo o que é possível a nós, para que o Deus do impossível possa operar em nossas vidas, assim como fez com José.
Comentários