l Pastora Priscila Madeira Kume l
Quando uma criança se sente insegura, com medo, ou está precisando de conforto, ela corre diretamente para os seus pais em busca de abrigo em seus braços. Como filhos e filhas de Deus, nós também temos um refúgio que não é local físico, mas espiritual. O salmo 57, é um salmo de lamento composto por Davi, essa passagem também é conhecida como “Cântico da Caverna”. As circunstâncias que ele estava vivendo, o fez entender que não era um local físico que lhe daria segurança, mas que Deus era o seu refúgio, seu abrigo, iria socorrê-lo e tratá-lo. Há circunstâncias que vivemos em nossa vida que muitas vezes sentimos vontade de fugir para um local que nos dê tranquilidade e segurança. Deus é o nosso refúgio. Davi tinha essa convicção tão clara que encontramos esta afirmação diversas vezes nos salmos que compôs. Especialmente neste capítulo ele afirma porque o Senhor é o seu verdadeiro refúgio:
O Senhor é o meu refúgio, pois ele é O DEUS ALTÍSSIMO. Davi sabe que o Senhor criador de todas as coisas é o Deus Altíssimo. Sua alma estava abatida ao ponto de não conseguir louvar, e então que ele clama por misericórdia e anseia se refugiar a sombra das asas do Altíssimo. A mensagem é simples, mas importante para todos nós: Davi viu o tamanho das ameaças, mas viu o Senhor e a sua grandeza acima de todas as coisas. Ao invés de focar nos problemas e os adversários, Davi fixou seus olhos em Deus, o Altíssimo.
O Senhor é meu refúgio, pois CUMPRE SEUS PROPÓSITOS. Envolto sob as asas do Altíssimo, Davi afirma, que o seu Deus é fiel, e cumpre suas promessas. A certeza que aquele que nos refugia cumpre e sempre cumprirá, nos impulsiona a louvá-lo. Por vezes, as pressões e o tempo parecem consumir a nossa fé, mas quando o Senhor nos toca, nos visita com sua presença, nos desperta outra vez e faz que ressurja dentro de nós o louvor e a inspiração, porque sabemos que ele é um Deus que jamais falha. É tempo de despertar, de cantar, louvar!
O Senhor é meu refúgio, pois ele ENVIA A SALVAÇÃO. Davi se mostra fortalecido e declara que o seu refúgio enviará dos céus o socorro, o livramento e a ajuda que necessita. A nossa ajuda vem do céu! Uma das lições que Davi precisava aprender para ser rei do povo de Deus era que a ajuda sempre viria do céu, por isso, ele precisava estar todo o tempo debaixo da sombra do onipotente. Nossa ajuda não vem de interferências humanas, aliás, quando não buscamos a ajuda do céu, as consequências são desastrosas.
O Senhor é meu refúgio, pois ele MOSTRA A SUA GLÓRIA. A canção de Davi louva exaltando a glória do Senhor como uma petição para que se revelasse na terra assim como no céu já havia se revelado. Davi testemunha que quem quer ver a glória de Deus triunfar se sentirá seguro. A glória de Deus ofusca os nossos problemas e nos faz declarar como o salmista ao final com um canto de vitória: que a tua glória brilhe sobre toda à terra! Busque a glória de Deus! Pois, Jesus nos diz: “Se creres verás a glória de Deus” João 11:40. Como Deus poderá ser glorificado através desse problema? O que essa situação me ensina sobre Deus? Que possamos dizer: mostra a tua glória Senhor, pois tu és meu refúgio! Como diz a música do Adhemar de Campos “Meu refúgio e libertação: é Jesus! Dele o socorro me virá. A razão do meu cantar: é Jesus! Fonte de inspiração para louvar!”
Priscila Madeira Kume
Pastora
Comentários