Justificados em Cristo Jesus, somos nova criatura

 

 

Paulo Câmara Marques Pereira Junior
l  Pastor da IPI de Lençóis Paulista  l

Romanos 3.21-28; João 15.1-5  l  A Bíblia é um livro de fé que que revela o que há de errado com a humanidade, o que Deus fez para restaurá-la em Cristo Jesus, e como a história irá terminar. A Reforma Protestante retoma os fundamentos desta história central, reafirmando que: “mediante Jesus Cristo, Deus justifica pela fé, graciosamente, tanto gentios como judeus”. Hoje, vamos refletir sobre a justificação pela fé em Cristo Jesus.

A JUSTIFICAÇÃO É GRATUITA (Romanos 3.24). Em Romanos 1, Paulo trata da perdição dos gentios; em Romanos 2, da perdição dos judeus. Para o apostolo Paulo a auto justiça ou o esforço pessoal não são suficientes para a salvação. Todos estão perdidos: tanto gentios, como judeus. Então, como nós pecadores podemos encontrar salvação? Como nos tornamos dignos para estar na presença de Deus? A resposta está no amor gratuito do Senhor. Por amor, Jesus Cristo viveu entre nós, morreu e ressuscitou, tornando possível uma nova condição para a humanidade: o novo nascimento no Espírito. Há, portanto, uma mudança na posição da humanidade aos olhos de Deus a partir de Cristo. Aqueles que estão em Cristo Jesus, são tidos como justo aos olhos de Deus, por causa do sacrifício do Filho. Assim, foi Jesus quem assegurou a nossa salvação – não o nosso mérito, a barganha, ou a comparação.

A JUSTIFICAÇÃO É PRECIOSA (Romanos 3.25-26). A justificação que temos em Cristo Jesus é preciosa. Muitas pessoas, quando aprendem pela primeira vez que foram justificadas pela fé, logo pensam: isso significa que fomos perdoados. É verdade, mas a justificação vai além do perdão. A pessoa justificada não é apenas perdoada, mas também assume uma nova condição, com todos os direitos e deveres associados a ela (tudo se faz novo). Uma frase que define bem o conceito da justificação pela fé é: “Você é bem-vindo”. A figura do pai do filho prodigo, colocando um anel em seu dedo e uma sandália em seus pés, e o convidando para estar de volta a casa, remete ao conceito da justificação pela fé na medida em que o menino que estava perdido foi salvo pela graça do Pai. Deus é “justo e justificador daquele que tem fé em Jesus”.

CONCLUSÃO – A Confissão Belga, do século XVII, artigo 24 diz: “Cremos que a verdadeira fé, tendo sido acesa no homem pelo ouvir da Palavra de Deus e pela obra do Espírito Santo, regenera o homem e o torna um homem novo (…) sem esta fé jamais farão alguma coisa por amor a Deus, mas somente por amor a si mesmos e por medo de serem condenados”. Vamos reafirmar nossa nova vida em Cristo Jesus, sob a autoridade e graça dEle, sendo direcionados pelo Espírito Santo, firmados na videira verdadeira, a fim de seguir compartilhando o amor de Cristo em Curitiba e até aos confins da terra.

Anterior

Próximo