Jesus: o Sacerdote que se fez Sacrifício

 

 

 

Paulo C. M. Pereira Júnior
l  Pastor auxiliar da 1ª IPI de Curitiba  l

Depois que o sol se pôs e veio a escuridão, eis que um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou por entre os pedaços dos animais.

A Reforma Protestante afirma somente Cristo. Esta é uma das afirmações mais contundentes do movimento do século XVI, que tem por fundamento a exclusividade de Cristo. Jesus é nosso único e suficiente Salvador. Ele é o sacerdote santo que se fez sacrifício por nós.

A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, que neste mês comemora 120 anos, é parte da tradição Reformada e sustenta a afirmação “somente Cristo”. Para nós, tudo começa em Jesus e tudo termina em Jesus. Ele é o Alfa e o Ômega.

No texto bíblico deste domingo é dito que Deus prometeu a Abraão que sua descendência seria uma benção a todos os povos (Gn. 12). O Senhor firmou uma aliança com Abraão através de um ritual comum naquela época (Gn. 15). Naqueles dias, para se selar um juramento, o servo e o senhor deveriam matar animais, cortá-los em partes, e dividir os pedaços em duas fileiras, como num corredor. Depois que o senhor proclamava a aliança a ser estabelecida com o servo, cabia ao servo passar no meio das partes dos animais. Ao fazer isso, ele jurava fidelidade ao seu senhor, assumindo que, caso descumprisse a sua parte, poderia ser cortado ao meio como aqueles animais.

Abraão, o servo, deveria passar pelo corredor. Mas não foi o que aconteceu. Deus, como uma tocha de fogo, assumiu o papel de servo. Deus estava disposto a ser cortado ao meio para que Abraão e sua descendência fossem abençoados.

Jesus, o próprio Deus, é o sacerdote que se fez sacrifício. Ele se tornou maldito por nós e foi pendurado no madeiro (Gl. 3.13). E assim o fez para que nEle, a benção prometida a Abraão chegasse também aos gentios, isto é, a mim e a você.

Há 120 anos a IPI do Brasil afirma “somente Cristo” salva. Como é bom confiar a vida nas mãos do Deus todo-poderoso e rico em amor. Continuemos, pois, a proclamar somente Cristo até a volta gloriosa do Senhor. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos nós (1 Tm. 2.5). Amém.

Anterior

Próximo