Igreja Vitoriosa

Mathias Quintela de Souza
l  Pastor titular da 1ª IPI de Curitiba  l

Foi num retiro espiritual de Jesus com os seus discípulos, na região norte da Palestina, que Pedro deu a célebre resposta à pergunta do Mestre: mas vós, quem dizeis que eu sou? Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Momento sublime este quando o Pai revelou ao colégio apostólico, célula-mãe da Igreja, que Jesus de Nazaré era o Cristo, o Messias prometido nas profecias do Antigo Testamento! E que a igreja edificada pelo Filho do Deus Vivo jamais seria vencida pelas forças da morte e do inferno!

A Igreja é vencedora porque está edificada em Cristo. Sobre esta pedra edificarei a minha igreja. A pedra é Cristo, nas palavras do próprio Pedro:  Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmas, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual… Cristo (1 Pedro 2.4,5a). O Cristo exaltado à destra do Pai revelou-se a João como aquele que esteve morto, mas está vivo pelos séculos dos séculos e tem a chave da morte e do inferno (Apocalipse 1.18). E ele reina até que a morte, último inimigo, seja destruída na sua vinda (1 Coríntios 15.25-26). Por isso, disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente (João 11.25-26). Somos vencedores porque estamos edificados em Cristo, a Rocha eterna.

A igreja é vencedora porque é edificada por Cristo. Edificarei a minha igreja. Cristo opera e todo o que está em Cristo coopera com ele, na edificação da igreja, como o ramo ligado na videira que produz fruto. O fundamento é Cristo, só Cristo, e sobre este fundamento participamos da edificação da igreja exercendo dons espirituais (1 Coríntios 3.11-15; 14.26). A responsabilidade dos que exercem os dons do ministério de Cristo (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres) é preparar todos os crentes para que estes participem do ministério e da edificação da igreja (Efésios 4.11-12). O propósito de Deus é que todos os crentes, indistintamente, exerçam funções no corpo de Cristo para edificação da igreja.

A igreja é vencedora porque é embaixadora de Cristo. Além das chaves da morte e do inferno, Cristo tem a chave de Davi que fecha e ninguém abrirá e que abre e ninguém fechará (Apocalipse 3.7). Essa chave é símbolo da autoridade messiânica de Jesus e a igreja, representada no colégio apostólico, recebe autoridade para abrir as portas do reino aos que creem nele como salvador e se submetem a ele como Senhor; ao mesmo tempo, fecha a porta para os que rejeitam a graça e se mantêm rebeldes contra o Filho (João 3.35-36). Os sinais do Reino autenticam a autoridade da Igreja (Marcos 16.17-18; Romanos 15.17-19; Atos 6.8; 9.17-18). Que sejamos embaixadores do Reino de Deus e não meros turistas.

Que em nosso 119º aniversário sejamos igreja edificada em Cristo, igreja que está sendo construída por Cristo e igreja embaixadora de Cristo. Tudo para glória de Deus.

Anterior

Próximo