l Rev. Mathias Quintela de Souza l
Há uma fábula, com diversas versões, do porco e da galinha. Para o projeto de uma omelete, o porco entrava com o bacon e a galinha com o ovo. Qual dos dois estava realmente comprometido ou apenas envolvido? Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:8). O amor de Cristo, ao se doar por nós, nos constrange a sermos uma comunidade comprometida com o Reino de Deus.
Comprometida com a Palavra de Deus (Atos 2.37a). Quando ouviram isto, ficaram muito comovidos… O que eles ouviram? A proclamação da Palavra. Homens da Judeia e todos vocês que moram em Jerusalém, disse Pedro, tomem conhecimento disto e prestem atenção no que vou dizer (Atos 2:14). Ele não emite opiniões, não defende tese, não faz retórica. O derramamento do Espírito não era acontecimento fortuito, aleatório, ocasional. Era o cumprimento da profecia de Joel que se tornou fato, história, realidade. Pedro continua apontando para os atos redentores de Deus no ministério, morte, ressurreição e ascensão de Cristo e para a vida celestial que tocou a terra com o derramamento do Espírito Santo. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração (Hebreus 4:12). Meros discursos religiosos entretém pecadores autoindulgentes que permanecem com os olhos secos e os corações vazios.
Comprometida com Jesus, Senhor e Cristo (Atos 2.37-38a). A pregação do Evangelho do Reino, sob a autoridade de Cristo e no poder do Espírito, comove corações que se abrem para a mensagem de arrependimento, de fé, de batismo (2.38b), de compromisso e de salvação (2.38c)! Os discípulos de Jesus são os rebeldes que se converteram das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus. Recebem remissão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em Cristo (Atos 26.18). Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que o senhor é o Santo de Deus (João 6:68,69).
Comprometida com a Igreja do Senhor e Cristo (Atos 2.38c-39). Todos os que obedeceram a ordem de Jesus foram batizados com o Espírito Santo (Atos 1.4-5; 2.1-4). Após o dia de Pentecostes, todos os que se arrependem e selam a fé com o batismo, recebem o dom do Espírito (2.38c). É selo de garantia da nossa salvação (Efésios 1.13-14). É o dom inefável prometido aos nossos filhos e aos que são alcançados pelo Evangelho (Atos 2.39). Vivemos esta realidade espiritual em aliança de amor com os nossos irmãos na comunhão do corpo (1 João 3.16-18; 4.10-11). Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito (1 Coríntios 12:13).
Comprometida com a missão (Atos 2.40-41). A mensagem do Evangelho liberta as pessoas da presente geração perversa para que experimentem a salvação plena na igreja em Cristo. Não somos pelas boas obras que praticamos, mas pela graça mediante a fé (Efésios 2.8-9), para as boas obras preparadas de antemão por Deus para que as pratiquemos (Efésios 2.10). Sejamos ousados para não ficarmos aquém do projeto de Deus para cada um de nós e, ao mesmo tempo, humildes para não irmos além, envolvendo-nos com atividades dispensáveis e improdutivas.
Um jovem agrônomo foi enviado para uma comunidade de agricultores a fim de ajuda-los a superar práticas agrícolas anacrônicas. Eles, no entanto, incrédulos, agarravam-se aos hábitos tradicionais sem nenhuma disposição para mudanças. Até que o agrônomo teve uma ideia. Fazer uma horta experimental que atraísse a curiosidade e o interesse daquelas pessoas. Aos poucos as novas técnicas foram assimiladas e a horta experimental multiplicou-se exponencialmente. Que Deus nos ajude para que a Primeira IPI de Curitiba se transforme numa horta experimental do Reino de Deus.
Comentários