l Rev. Mathias Quintela de Souza l
Mateus 9.35-38; João 20.21 l Os crentes são treinados como ministros tanto para a edificação mútua no corpo de Cristo quanto para alcançar o mundo com o testemunho de Jesus. Por isso, além de centro de treinamento, a Igreja é centro de envio. Nos textos bíblicos básicos desta pastoral temos cinco palavras que resumem ensinos preciosos sobre a igreja enviada ao mundo, que segue nas pisadas de Jesus, o enviado do Pai.
AÇÃO. E Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades (Mateus 9:35). A igreja é o corpo vivo de Cristo e por isso ele, Jesus, continua, através dela, percorrendo cidades, aldeias, vilas, centros urbanos e periferias, ensinando, pregando e curando.
VISÃO. Ao ver as multidões (Mateus 9:36a). Somos enviados por Cristo, e seguindo nos seus passos, vemos as multidões como ele as vê. Jesus entrou na casa de Zaqueu, condenado por judeus como pecador indigno (Lucas 19.7), mas Zaqueu foi salvo e declarado por Jesus como filho de Abraão (Lucas 19.9).
COMPAIXÃO. Ao ver as multidões, Jesus se compadeceu delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor (Mateus 9:36). Enquanto Jesus se compadecia das multidões aflitas e exaustas e as via como fruto maduro para ser colhido para o Reino de Deus, os fariseus e os principais sacerdotes, que deviam ser os pastores dessas ovelhas, as viam como plebe maldita, combustível para o fogo do inferno (João 7.32,45-49). Porque somos enviados por Jesus, ele vê com os nossos olhos, compadece-se com o nosso coração e faz a colheita de vidas preciosas com as nossas mãos.
ORAÇÃO. Então Jesus disse aos seus discípulos: — A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, PEÇAM AO SENHOR da seara que mande trabalhadores para a sua seara. (Mateus 9:37-38). Se somos a igreja, corpo vivo de Cristo, comunidade do Reino, então somos estes trabalhadores, resposta de orações feitas durante toda a história do povo de Deus. Mas prosseguimos orando porque a seara continua grande e ainda hoje são poucos os trabalhadores verdadeiros.
ENVIO. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês (João 20:21b). Quando somos obedientes a Jesus como ele foi obediente ao Pai, Cristo age por nosso intermédio para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras, por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito de Deus (Romanos 15:18b-19).
Concluímos com as palavras do salmista: Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes (Salmos 126:5-6).
Comentários