Frutificando o Advento

I  Revª Priscila Kume  I

Iniciamos o mês de Dezembro e com ele muitas comemorações. Para nós cristãos é um tempo muito especial, pois estamos entrando no período do Advento, que marca o início do Calendário Litúrgico Cristão. Este período acontece nos quatro domingos que antecedem o Natal de Cristo. Muitos cristãos desconhecem a existência deste período. No entanto, o significado dele nos fala de algo muito importante para nossa espiritualidade.

“A palavra “advento” vem do latim “Adventus Redemptoris”, ou a “Vinda do Redentor”. Mais do que um período preparativo para festejar o Natal, o Advento nos alerta para a necessidade de nos prepararmos diante do evento final da história: o Segundo Advento de Cristo”.¹

Logo, o Advento nada mais é que a nossa preparação espiritual diante do Eterno Deus, para celebrar o nascimento do Salvador que veio ao mundo, e ao mesmo tempo nutrindo a expectativa da sua volta, o segundo advento de Cristo. Quando entendemos este belo significado do Advento, restauramos o verdadeiro sentido bíblico do Natal no contexto do plano salvífico de Deus para a humanidade. Nos ajuda a romper com secularismo desta época que tentar ofuscar o verdadeiro motivo da celebração do Natal. O motivo desta celebração deve ser para nós o que nos move em nosso dia a dia: Jesus veio ao mundo para nos salvar, ele é a nossa esperança! Como foi predito pelo profeta Isaías no capítulo 9 :6, a vinda do Messias: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Muito mais do que saber o significado do Advento, vivamos a significância deste período. De que forma? Nas orações, nas suas meditações da Palavra, confraternizações familiares, visto que nesta época é mais frequente, nas dedicatórias dos presentes que trocamos com amigos e familiares, e principalmente na nossa adoração comunitária na igreja. Que nossos corações frutifiquem no Advento a esperança que temos em Jesus, o menino, que veio ao mundo para nos dar salvação! Vamos ecoar a boa notícia, como os anjos anunciaram o nascimento do Salvador: “Não temais; eis que vos trago boas notícias de grande alegria, e que são para todas as pessoas: Hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é o Messias, o Senhor” (Lucas 2:10-11). Celebremos a vinda do Messias!

¹Significado de acordo com o Manual do Culto IPIB.

Anterior

Próximo