Fique atento aos sinais, não se perca no caminho!

 

 

Priscila Madeira Kume
l  Pastora auxiliar da 1ª IPI de Curitiba  l

Já aconteceu com você, de se surpreender fazendo as coisas do dia a dia no piloto automático? Neste momento, você para e pensa consigo: Como eu cheguei aqui? Ou, o que eu ia fazer mesmo? A correria do dia, os muitos compromissos para cumprir, o tempo que passa rápido, o ano que vai chegando ao fim com muitas coisas ainda pra acontecer, somado a isso, sentimentos como cansaço por não ter conseguido aquilo que se almejou no início do ano, frustrações, decepções, lutas que vão surgindo, tudo isso pode nos levar ao modo automático.

No campo da espiritualidade não é diferente, muitas vezes, o relacionamento com Deus entra no modo automático, porque ficou perdida pelo caminho. Na Bíblia encontramos a narrativa descrita no Evangelho de Lucas 24:13-36, os discípulos que estavam no caminho de Emaús. Jesus havia sido crucificado na sexta-feira e já havia se passado 3 dias desde sua morte. Sabemos através do contexto que houve um desvio de rota por parte desses discípulos, pois deveriam ter permanecido em Jerusalém, conforme a orientação que receberam do próprio Salvador. Não obedeceram ao que lhe foi ordenado, se distanciaram dos demais discípulos, e seguiram o seu próprio caminho. Não perceberam os sinais de que a chama da fé dentro deles estava se apagando.

Quando desobedecemos a Deus, decidimos seguir nossas próprias convicções. Uma grande cilada! E assim nos perdemos no caminho. Fique atento aos sinais:

Tristeza – os discípulos estavam em profunda tristeza no coração, e a dor da alma os impedia de perceber que haviam se distanciado no caminho, que não deveriam estar a tal ponto de não reconhecer que Jesus se aproximou deles.

Cansaço – “já fazem 3 dias desde que tudo aconteceu” – Estavam decepcionados na fé, e não conseguiam enxergar as evidências da ressurreição.

Esfriamento espiritual – A fé, a esperança e o amor tinham se esfriado. As promessas se perderam dentro da memória e do coração, a ponto de não fazer mais sentido para eles. O esfriamento espiritual, faz com que esqueçamos das promessas do Senhor e de sua fidelidade.

Todas essas questões mencionadas acima são combinações perigosas para nossa fé. Vão nos levando ao afastamento dos caminhos do Senhor, e passamos a perambular por caminhos que não foram traçados para nós. Não estamos livres de passar por momentos difíceis e até mesmo de questionamentos. A boa notícia é: Cristo caminha ao nosso lado, vem ao nosso encontro e não desiste de nós. Mateus 28:20 “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Ele vem ao nosso encontro para nos resgatar!

1) A sua Palavra reaviva as promessas;
2) A sua presença nos alimenta, abre nossos olhos e acende a chama da fé;
3) A sua voz nos levanta e nos direciona para o caminho certo.

Só a presença de Jesus é capaz de nos curar, transformar interiormente e alinhar nossa caminhada aos seus propósitos. Ele é aquele que deixa as 99 ovelhas, para buscar aquela que se perdeu pelo caminho. Jesus nos liberta da cegueira espiritual que nos leva para longe de Deus. Saia do piloto automático, perceba a presença de Jesus em sua vida. Seja incendiado(a) pela Sua presença. Se tomou caminhos errados, acorde, dê meia-volta e siga a Cristo!

Anterior

Próximo