Entre a verdade e as opiniões

Rev. Cristiano Zioli

É justo que se tenha opiniões a respeito de vários assuntos. É igualmente justo que se tenha experiências que pesam na hora de se ter uma opinião. Porém, o que mais se vê nesses dias é uma tremenda confusão sobre opinião e o que de fato é a Verdade. A opinião está cheia de tendências, experiências, convicções e pressupostos. A Verdade, porém, confronta tudo isso e põe em xeque se estamos contra ou a favor da Verdade.

Em dias como os nossos onde a Verdade já está sendo considerada um evento pós, onde a liquidez de uma sociedade faz com que a Verdade seja mais uma experiência pessoal do que uma realidade coletiva, é necessário que nós cristãos definamos a Verdade não como um conceito que se descobre, mas uma pessoa que se conhece. Jesus é a Verdade e ela se revela a nós através da Palavra de Deus. Todas as nossas opiniões e ideias precisam estar sob a tutela de Jesus. Submeter-se a essa Verdade é o primeiro passo para a construção de uma nova criação onde não se relativiza assuntos, mas também não fecha outros que a Verdade não fecha. A pergunta não é com quem a Verdade está, mas onde ela está.

O que precisamos fazer, com discípulos de Jesus, é sempre nos debruçar diante das Escrituras e buscar lá as respostas para as questões que vivemos. Falar quando ela fala e se calar onde ela se cala. E mais importante do que tudo isso. A Verdade sem Amor nada mais será que um ato arrogante. Jesus deixou claro que as pessoas seriam convencidas por meio do Amor e não por meio do argumento.

Anterior

Próximo