l Pastora Priscila Madeira Kume l Com certeza a frase “quando tudo isso passar” tem feito parte do nosso vocabulário cotidianamente. Ela tem o significado de um desejo futuro de algo que esperamos fazer após a pandemia passar. E são muitos os planos, os compromissos que já estamos fazendo para quando tudo isso passar. Sem dúvida 2020 entra para a história das nossas vidas como um ano atípico. Mas, enquanto isso tudo não passa, como viver até chegar esse momento? Não podemos esquecer que devemos viver o momento presente também. Pois, só vencemos o amanhã, se vencermos o hoje. Se verdadeiramente cremos que Deus é soberano e nada foge do seu controle, também sabemos que em tudo que acontece na nossa vida existe um propósito. A pandemia nos fez enxergar aquilo que tem valor e a valorizar cada dia vivido. Viver não pode esperar! Podemos e devemos ter um olhar esperançoso sobre o futuro, mas sem esquecer do presente. Enquanto tudo isso não passa, vamos enfrentar os desafios, mas também estejamos atentos aos milagres da caminhada. Por isso enquanto tudo isso não passa:
1. Creia que Jesus tem poder sobre todas as coisas! No capítulo 4 do evangelho de Marcos, encontramos a narrativa onde Jesus conta diversas parábolas ensinando as multidões, ele e os discípulos vão para o mar da Galileia e lá enfrentam uma repentina tempestade (Mc4:35). Diante do alvoroço, medo e incredulidade dos discípulos, Jesus acalma a tempestade dando ordem aos ventos e ao mar. Ao chegar do outro lado do mar, chegam à cidade de Gerasa, onde Jesus encontra um homem possuído por um espírito imundo e o liberta (Mc5:2). Esses acontecimentos testificam o poder de Jesus sobre todas as coisas e que ele é o filho de Deus. Nos revelam que nada lhe é impossível! Quantas vezes nos enfrentamentos da nossa caminhada, achamos que iremos desfalecer diante das repentinas tempestades e questionamos o poder de Deus. Mas Ele está conosco, o Mestre Jesus tem poder e autoridade sobre todas as coisas. Enquanto tudo isso não passa, que possamos crer no seu poder diante das batalhas espirituais que se apresentam no caminho.
2. Não se perca no caminho: A fama de Jesus e dos milagres e ensinos que Ele pregava se espalhavam cada vez mais. As multidões o cercavam em todos os lugares. “… uma grande multidão se juntou ao seu redor na praia” (MC5:21). As pessoas se aglomeravam ao seu redor, seguidores de Jesus, mas também gente querendo ver milagres, gente em busca de milagres, curiosos e aqueles que queriam perseguir a Jesus. Eram muitas pessoas, cada qual com as suas próprias necessidades. E diante daquela multidão, surge um pai que pede socorro para sua filha que estava morrendo. A quem ajudar neste momento, as multidões ou Jairo? Jesus decide ir à casa de Jairo. Eram tantas demandas que Jesus teve que optar. E como se ainda não bastasse, no meio do caminho aparece uma mulher que o toca, entre os apertos da multidão. Jesus não se perde no caminho para casa de Jairo, porque vemos em seu ministério que Ele era guiado pelo Pai, e ia aonde Deus queria que Ele estivesse. Os milagres evidenciam que Jesus estava no caminho certo, fruto de sua comunhão plena com o Pai. Quando temos intimidade com Deus, recebemos instrução divina para administrar as prioridades que surgem no caminho. São tantas as coisas que surgem na nossa vida, e para saber administrar com sabedoria precisamos nutrir nossa vida espiritual. Só assim não nos perderemos no caminho, pois mesmo que o cansaço chegue, pela presença de Deus em nossa vida somos renovados!
3. Prossiga diante das pressões: Mc 5:36 – Diante da multidão e da mulher, havia Jairo ainda a espera para ver o milagre na vida da sua filha. Mas de repente chega à notícia que a sua filha havia morrido, e que ele deveria parar de importunar a Jesus, que já não havia mais esperança. Diante da má notícia, Jesus diz a Jairo: “Não tenha medo, Crê somente!” A quem dar ouvidos? Quando chegam à casa de Jairo, haviam pessoas reunidas chorando e lamentando a morte da menina. E agora? As pressões eram perceptíveis, a fé estava em batalha diante das emoções. Jesus questiona, porque tumulto e choro? A criança esta apenas dormindo. As pessoas presentes começam a rir, zombando de Jesus. Mas diante daquele cenário fúnebre, Jesus leva os pais e alguns discípulos para o quarto, e diz a menina: “Talita cumi, menina levante-se!” E ela se levantou imediatamente! Aleluia! Diante do cenário da morte, a vida impera pelo poder de Jesus. Nada está perdido para Ele! Não ceda as pressões das más notícias que surgem na caminhada. Ouça Jesus te dizendo: não tenha medo apenas creia! Enquanto a multidão estava lá fora chorando e lamentando, dentro do quarto Jesus estava sorrindo com a menina!
Enquanto tudo isso não passa, que diante do caos, do desespero, de cenários de morte e desesperança que vivemos no tempo presente, vamos resistir a essas pressões, para que assim, pela fé que temos em Jesus, possamos ver os milagres e sorrir! Decida ouvir a voz de Jesus e prossiga!
Comentários