l Rev.ª Jennifer Haddox l
ECO Church – Waynesburg/Pensilvânvia – EUA.
Relacionamentos exigem compromisso e tempo intencional para investir. Seja enviando cartas pelo correio, ou pegando o telefone para ligar, ou agendando um horário para sentar e tomar um café juntos, os relacionamentos levam tempo para se conectar e passar tempo juntos. Se você não investir esse tempo, os relacionamentos não se aprofundam. Posso imaginar quando os discípulos viram Jesus entrar na sala após sua morte e ressurreição, quão confuso e impressionante deve ter sido. Eles não podiam acreditar em quem estavam vendo. Depois passaram dias tristes e chorando porque Jesus havia sofrido e morrido. Eles devem ter se sentido perdidos, porque não tinham mais um professor para seguir. João nos diz que eles estavam se escondendo por medo de receber o mesmo destino de Jesus por andarem com ele. Como essa amizade especial duraria além do túmulo? O que eles devem fazer a seguir?
E então Jesus aparece para eles! Naquele instante ficam assustados e ao mesmo tempo maravilhados. Ao invés de deixar os discípulos se agarrarem a ele, ele diz palavras transformadoras e capacitadoras: “Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. Então, ele sopra o Espírito Santo sobre eles. Jesus não quer que eles se escondam de medo ou deixem seu relacionamento com ele se distanciar. Em vez disso, ele quer que eles fiquem perto do Pai sendo enviados em missão como o Pai enviou o Filho. Então isso significa que uma característica central de um discípulo de Jesus, é aquele que é enviado pelo Pai no poder do Espírito Santo. Ser discípulo é ser capacitado por Jesus e enviado como Jesus ao mundo.
Constatamos através das Escrituras que ele foi:
Enviado com Amor (João 3:16). Porque assim da mesma forma Jesus também foi enviado por Deus ao mundo com amor e por amor!
Enviado com Propósito (João 17:1-5). Ao lermos os evangelhos, podemos ver claramente que Jesus viveu com propósito estabelecido pelo Pai, cumprindo a missão. Jesus tinha um propósito claro, e centrava-se em alcançar os perdidos para a vida eterna com Deus através da fé.
Enviado com Poder (João 20:21). Quando Jesus declara: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio”, ele também sopra o dom do Espírito Santo sobre eles. O mesmo poder que ressuscitou Jesus da sepultura agora vive nos discípulos. E esse poder também é para nós.
O Espírito Santo vive em nós, dando-nos coragem diante do medo e a força de que precisamos para continuar andando no caminho de Jesus. A graça de Deus nos basta, e o seu grande amor pelo mundo continua a restaurar e a nos convidar a ser enviados ao mundo à maneira de Jesus: com amor, propósito e poder!
Comentários