Discipulado Exemplar

 

 

 

Mathias Quintela de Souza
l  Pastor titular da 1ª IPI de Curitiba  l

 

Atos 9.1-25  l   O nosso tema para este ano é crescimento em Cristo, com base em Efésios 4.15: … seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Efésios 4:15). Quando crescemos no nosso relacionamento com Cristo (qualitativo), crescemos também na comunhão com os irmãos (orgânico) e cumprimos a nossa missão no mundo, que é fazer discípulos de Jesus (quantitativo). Neste sentido, o testemunho de Ananias, como discípulo exemplar, nos inspira.

Fazemos discípulos SENDO DISCÍPULOS de Jesus.  Aprendemos com Ananias que o discípulo de Jesus tem intimidade com o seu Senhor e Mestre. Ouve a sua voz, é sensível às necessidades das pessoas, está sempre disponível e obedece com prontidão indo ao encontro de quem precisa ser servido. Encontrou Saulo, o fariseu altivo, agora cego, prostrado, quebrantado em jejum e oração. Hoje Saulo é amplamente conhecido como o apóstolo Paulo. Mas quem seria ele sem Ananias, simples discípulo? Que sejamos simplesmente discípulos como foi Ananias.

Fazemos discípulos INTEGRANDO OS CONVERTIDOS na comunhão do corpo de Cristo. A instrução de Jesus para Paulo foi clara: Eu sou Jesus, a quem você persegue.
Mas levante-se e entre na cidade, onde lhe dirão o que você deve fazer
(Atos 9:5b-6). Saulo seria ministrado não apenas por Ananias, mas pelos discípulos de Jesus que estavam em Damasco. Ananias o acolheu como “Saulo, irmão” (9.17). Pelo batismo ele foi incluído na família de Deus e matriculou-se na escola de discipulado. O individualismo mata o discipulado, mas o discipulado mata o individualismo. A vida plena e abundante é encontrada na comunhão com o Deus trino e na comunhão fraterna na família de Deus. Quando crescemos no relacionamento com Cristo como discípulos, crescemos no nosso relacionamento com os irmãos.

Fazemos discípulos formando discipuladores. No encontro com o Cristo vivo no Caminho de Damasco, Saulo perguntou: Senhor, o que devo fazer?” E o Senhor me disse: “Levante-se, entre em Damasco, onde lhe dirão tudo o que você precisa fazer” (Atos 22:10). Agora Ananias, e os irmãos de Damasco, ensinaram a Saulo que a ordem central do Senhor é: façam discípulos. Saulo aprendeu isto por palavra e por exemplos. O resultado não se fez esperar. E logo, nas sinagogas, proclamava Jesus, afirmando que ele é o Filho de Deus (Atos 9:20). O tempo que Saulo permaneceu em Damasco foi suficiente para que fizesse discípulos. Foram esses discípulos que o salvaram da sanha assassina dos judeus (Atos 9.23-25). Sem saber, naquele cesto, eles estavam enviando um discípulo que continua  fazendo discípulos até hoje por meio dos seus escritos.

Todos somos desafiados para dar continuidade a este precioso legado. Ele deve prosseguir até a volta do Senhor em glória. Que o nosso propósito de ser uma comunidade de discípulos que faz discípulos de Cristo seja plenamente alcançado, pois este é o mais empolgante projeto de vida.

Anterior

Próximo