Despertamento Espiritual

 

 

 

Mathias Quintela de Souza
l  Pastor titular da 1ª IPI de Curitiba  l 

 

Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Efésios 5:14; Gálatas 3.6-9).

Deus tem um projeto de vida fascinante para cada um de nós como indivíduo e para todos nós como igreja. Para isto somos desafiados a um real despertamento espiritual para que sejamos, de fato, pioneiros nos empreendimentos da fé, seguindo nas pisadas de nosso pai Abraão (Romanos 4.12).

O chamado. O Deus da glória apareceu ao idólatra Abraão na Caldeia e lhe fez o chamado (Atos 7:3). Abraão atendeu, libertando-se da religiosidade idólatra, morta, para tornar-se pioneiro, pela fé, do projeto divino cujo objetivo era abençoar todas as famílias da terra. Este projeto se cumpre em Cristo, descendente de Abraão, que nos convoca para sermos seus cooperadores, fazendo discípulos dele desde onde estamos até aos confins da terra. Que projeto! Que desafio! Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.

A promessa. Aos 75 anos de idade Abraão, cuja esposa era estéril, recebeu a promessa de que a sua descendência seria tão numerosa como as estrelas do céu (Gênesis 12.2,4; 26.4-5). Depois de muitas provas de fé, e ainda sem filhos, Deus reafirmou a promessa a Abraão. Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça (Gênesis 15:6). A esterilidade de Sara, no entanto, continuava e, por isso, aos 85 anos, aceitou o conselho de Sara e coabitou com Agar da qual nasceu Ismael. Seria filho adotivo (Gênesis 16.16). Não era este o plano de Deus. Por fim, a promessa se cumpriu quando ele tinha 100 anos. O riso de Abraão não foi de incredulidade (Gênesis 16.15-25), mas de surpresa. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera (Romanos 4:19-21). Somos filhos de Abraão? Permanecemos inabaláveis, crendo nas promessas de Deus apesar das circunstâncias desfavoráveis? Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.

O legado. Cristo é o descendente de Abraão em quem todas as promessas se cumprem. …as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo (Gálatas 3:16). Em Cristo somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais (Efésios 2.3). Somos filhos de Abrão? Andamos nas mesmas pisadas de fé? Que legado deixaremos aos nossos filhos e às gerações futuras? Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.

Anterior

Próximo