DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO: PRESENÇA, ALVO E CAPACITAÇÃO


l  Pastor Mathias Quintela de Souza  l  Mateus 5.13-16; 28.18-20; Atos 1.6-8 (NAA)  l

Como discípulos de Jesus somos confortados quando lemos as bem-aventuranças pelas promessas que seguem a cada uma delas (Mateus 5.1-12). Ao mesmo tempo, somos desafiados a influenciar o mundo sem sermos por ele influenciados (Mateus 5.13-16. Quando isto acontece, evangelizamos, de fato, fazendo discípulos de todas as nações (Mateus 28.18-20) capacitados pelo Espírito Santo (Atos 1.6-8). A nossa identidade como discípulos de Cristo (bem-aventurados) e a nossa missão no mundo (sal da terra e luz do mundo) estão inseparavelmente ligados. Como podemos responder a este desafio°

Estando presentes no mundo como sal e luz (5.13-16). Jesus foi assertivo quando disse: Vós SOIS o sal da terra; vós SOIS a luz do mundo. O sal preserva e dá sabor. Se vier a ser insípido, …para nada presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Para exercer a sua função não pode ficar no saleiro, mas na comida. Presença invisível, mas poderosa! Por outro lado, o crente reflete no mundo o brilho visível da luz como discípulo de Cristo, a Luz do mundo (João 8.12). Para exercer a sua função, a luz não pode ser escondida debaixo de um cesto, mas colocada em lugares altos (Mateus 5.14-15). Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus (Mateus 5.16). Como disse Martyn Lloyd-Jones, o mundo atual está aguardando o aparecimento de crentes autênticos, e deles precisa desesperadamente.

Mantendo o foco no discipulado das pessoas. Em Mateus 28.19, o único verbo no imperativo, que ordena, é fazei discípulos (mateteusate) de todas as nações. Este é o ALVO da evangelização. Ir, batizar e ensinar são ESTRATÉGIAS. Alguém pode ir, batizar e ensinar, mas se não faz discípulos de Jesus, não alcança o alvo. Pratica ativismo sem resultado. Para FAZER discípulos de Jesus, é preciso SER discípulo de Jesus. Sem identidade não há PRESENÇA no mundo; sem presença não há MISSÃO; sem missão, as pessoas se perdem. O Mestre adverte: Se o sal vier a ser insípido, …para nada presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. O mundo pisoteia quem pretende fazer discípulos de Cristo sem ser discípulo.

Testemunhando no poder do Espírito Santo. O tema de Jesus nos 40 dias após a sua ressurreição nos encontros com os discípulos foi o REINO DE DEUS. Eles foram instruídos para que permanecessem em Jerusalém até que fossem batizados com o Espírito Santo (Atos 1.3-5). Mas eles estavam focados no REINO DE ISRAEL e perguntaram: Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino a Israel? (Atos 1.6b). A resposta de Jesus foi incisiva: Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra (Atos 1.7-8).

Quando testemunhamos no poder do Espírito Santo, levamos rebeldes a se renderem a Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas. Então, promovemos o Reino de Deus e não o reino de Israel ou da Igreja.

Anterior

Próximo