Crescendo em Cristo: O desenvolvimento da maturidade cristã

 

 

 

Priscila Madeira Kume
l  Pastora auxiliar 1ª IPI de Curitiba  l

 

Vivemos em uma sociedade, onde cada vez mais se busca o crescimento pessoal e profissional. A modernidade é caracterizada pelos constantes avanços e progressos. Porém, mesmo com todo crescimento que o ser humano tem buscado, e obtido, percebemos que também há regressos! O coração humano, sem Deus, busca um conhecimento movido por ganância, poder, riquezas, fama dentre outros. Um exemplo de retrocesso é a guerra que está acontecendo entre os dois países da Europa. Há pouco tempo tínhamos um acordo de paz internacional, que foi em sua época um avanço e progresso para todo planeta. As Escrituras Sagradas nos falam que o ser humano vive a lutar entre si e fazer guerra movida por seus desejos carnais. Esse é o reflexo de uma sociedade sem Deus. Como ser cristão em um mundo caótico e enfermo? Como podemos fazer a diferença nessa sociedade?

Somos desafiados a crescer em Cristo, a seguir seu exemplo e desenvolver nossa espiritualidade, atingindo a maturidade cristã. É muito fácil nos acomodarmos na fé, porém não podemos esquecer os perigos que acontecem quando não saímos do comodismo. A carta de Paulo aos Efésios (4:12-15) nos desafia a crescermos até alcançarmos a maturidade, atingindo a estatura de Cristo. Em Lucas, há o registro do crescimento de Jesus, como ele crescia diante de Deus e dos homens. Esse é o parâmetro para desenvolvermos a maturidade cristã.

1 – Crescer em Sabedoria. Jesus, aos 12 anos de idade, mostrava seu conhecimento a respeito da Lei, ao dialogar com os mestres da lei no templo, ocasião que surpreendeu a todos que estavam ali. Jesus conhecia o que estava falando e falava com sabedoria. Em todo seu ministério, percebemos nas narrativas dos evangelhos que a sabedoria de Jesus, causava nas pessoas grande admiração, ao falar com as pessoas, com autoridade e poder, mas também com gentileza. Ao se relacionar, quando se encontrava em situações delicadas, agia e falava com sabedoria. Nos dias de hoje, o quanto precisamos de sabedoria, para falar, agir, tomar decisões. Podemos conhecer a bíblia, mas se tivermos a sabedoria que vem de Deus, será vazio o conhecimento. Precisamos crescer em sabedoria, e ter a humildade de pedir isso ao Senhor. (Tiago 1:5) A sabedoria, nos leva a maturidade cristã, fruto de um relacionamento verdadeiro com o Senhor.

2 – Crescer em estatura. Jesus crescia em estatura, aqui se pode referir ao crescimento físico de Jesus, mas também crescimento emocional, intelectual. Com certeza, a cada ano que se passava no processo do seu amadurecimento, também o seus dons e talentos, seu chamado e missão iam ficando cada vez mais evidentes. Um crescimento integral saudável. Assim como nosso corpo humano, cresce e se desenvolve nossas habilidades, também vão se revelando. Quando não há crescimento saudável, é porque algo não está indo bem. O texto de Efésios, nos mostra que precisamos crescer no conhecimento do Filho de Deus, para que não sejamos mais como crianças. Como discípulos de Jesus, precisamos desenvolver nossos dons e talentos para edificação do Corpo de Cristo. Não podemos continuar como crianças eternamente, mas devemos buscar desenvolver a nossa fé até atingirmos a maturidade espiritual. O crescimento em Cristo nos leva a maturidade para podermos ensinar e discipular os novos na fé, e pelo nosso exemplo, leva-los também a desenvolver a maturidade cristã.

3 – Crescer em graça diante de Deus e dos homens.  A palavra graça, “Charis” é uma palavra grega que pode ser descrita em nossa língua, para atitudes de “amabilidade”, bondade misericordiosa e carisma. Você já percebeu na bíblia, a forma como Jesus se relacionava com as pessoas? Mostrava um coração amável, com paciência, cuidado e misericórdia.

Jesus é nosso maior exemplo! Somos chamados a sermos como Ele! A igreja de Atos (2:42) mostra que eles louvavam a Deus e tinham a simpatia do povo. Uma igreja, uma comunidade de discípulos que fazia a diferença através da sua fé, mas também do seu carisma, atraiam as pessoas ao evangelho! Como povo de Deus, estamos fazendo a diferença, através de um caráter lapidado por Deus? Temos evidenciado a graça de Deus em nossas atitudes? Somos uma igreja conhecida pela amabilidade, paciência, misericórdia, diante de Deus e dos homens? Nosso mundo está enfermo, precisamos levar a cura! A cura que Cristo operou em nossos corações através de um coração transformado, maduro na sua fé, testemunha do seu relacionamento com Deus diante dos homens!

Anterior

Próximo