l Pastor Mathias Quintela de Souza l Romanos 13.11-14 l
O ano velho, 2021, está dando seus últimos suspiros; o ano novo, 2022, está prestes a nascer. …tudo passa rapidamente, e nós voamos (Salmos 90.10b). Conhecemos o nosso tempo? Que tempo é este que vivemos?
Tempo de despertamento. E digo isto a vocês que conhecem o tempo: já é hora de despertarem do sono… Vai alta a noite, e o dia vem chegando. (Romanos 13:11a, 12a). O sono além da conta revela preguiça, displicência, acomodação. Por isso, a Palavra de Deus exorta a todos nós: Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará. Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus (Efésios 5:14-16). Somos obra de arte de Deus, criados em Cristo Jesus para realizarmos, no tempo certo, aquelas obras que ele já preparou para nós (Efésios 2.10) Não há maior alegria do que realizar o projeto de vida que Deus tem para cada um de nós!
Tempo de esperança. Já é hora de despertarem do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos (Romanos 13:11). Paulo está se referindo à plenitude da salvação que vamos experimentar quando o Senhor voltar em glória como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam (1 Coríntios 2.9). Essa esperança nos enche de ânimo porque os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Romanos 8:18). Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas (Filipenses 3:20-21).
Tempo de oportunidade. Vai alta a noite, e o dia vem chegando. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz (Romanos 13:12). Enquanto Jesus não volta, devemos ser vigilantes e estarmos ocupados no cumprimento da nossa missão. Não somos turistas no mundo, mas discípulos de Jesus, a luz do mundo (João 8.12). Por isso não andamos nas trevas, comprometidos com o mundo, mas revestimo-nos com as armas da luz para lutarmos contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso (Efésios 6.12). É a nossa oportunidade de contribuir para o avanço do Reino de Deus.
Concluímos citando a Bíblia Mensagem, Romanos 13:12-14: “Estejam atentos ao que Deus está fazendo. Ele está dando os últimos retoques na obra da salvação que começou quando cremos. Não podemos desperdiçar as preciosas horas do dia em futilidades, preguiça, distração, brigas e disputas. Saiam da cama e vistam-se! Não desperdicem o tempo nem se demorem, esperando até o último minuto. Revistam-se de Cristo e estejam preparados!”
Comentários