Atitudes que salvam a família

 

 

 

Priscila Madeira Kume
l  Pastora auxiliar 1ª IPI de Curitiba  l

Dia dos Pais, vamos refletir sobre a narrativa bíblica descrita no Evangelho de Lucas 8:40-56. Qual clamor que há nos lares hoje? Não é de hoje que a instituição familiar do ponto de vista da sociedade tem sido fadada a morte. Vivemos em um tempo em que os valores familiares, a paternidade e a maternidade tem sido muito desvalorizados. Como cristãos sabemos que a família é o maior bem que Deus nos deu. Diante do clamor que existe em cada lar e da ameaça que ronda cotidianamente a família, será que nossas atitudes têm salvado a família ou tem gerado morte?  A partir do texto bíblico, aprendemos com esse pai chamado Jairo, atitudes que precisamos que salvam a família:

1- Priorizar a família. Há uma frase muito conhecida que diz: “nenhum sucesso compensa o fracasso no lar”. Temos uma forte tendência a deixar o sucesso do mundo nos cegar: sucesso profissional, obter uma carreira brilhante, currículos imensos, muitas vezes por ambições, poder ou posição. Não há problema de querer buscar oportunidades melhores, êxito profissional, o trabalho é benção de Deus. O problema está quando invertemos os valores, e deixamos de lado a dedicação, o zelo, o amor as pessoas que amamos. A Bíblia diz que Jairo, ele era chefe da sinagoga, uma pessoa influente, de posses, um homem de família.  E ao buscar desesperadamente a Jesus em busca da cura de sua única filha, ele mostra o que era prioridade para ele. Nossas escolhas refletem aquilo que é importante para nós!  Cuidado, o orgulho pode nos levar a perder as maiores bênçãos. A família é o maior bem que Deus nos deu, é herança do céu! Outra atitude que mostra que a família era prioridade para Jairo é que ele não delegou para nenhum encarregado ir atrás de Jesus, nem tão pouco deixou à cargo de sua esposa. Enquanto a mãe ficou no lar com a filha, ele assumiu a sua paternidade, largou tudo e foi em busca da salvação para a sua filha.

2 – Levar Jesus para o seu lar. Como chefe da sinagoga, ele era religioso, conhecia as Escrituras, ele poderia ter endurecido seu coração. Mas com coragem toma outra atitude assertiva, ele sai de uma vida religiosa para buscar o Cristo vivo. Ele sai da sinagoga para levar Jesus para sua casa! Rompe com uma vida meramente religiosa para ter uma experiência viva com o Cristo Vivo!  O que temos levado para casa hoje? O que tem sido permitido entrar nos lares hoje? Muitas vezes problemas, estresse, individualismo, vícios, violência, infidelidade, abuso, política que gera divisão, brigas, mágoas, palavras torpes, valores mundanos que contradizem os valores cristãos etc.  Há vida ou morte dentro dos lares?  Quantas vezes vamos conversar com pessoas, e elas dizem: quando demos conta já não tinha mais como salvar o casamento, porque esfriou o amor.  Abra a portas do seu lar pra que sopro de vida, a vida de Jesus restaure, traga cura onde a morte tem rondado, onde a morte tem se instalado. Jesus entra no lar através da nossa vida, pois somos morada de Deus, casa espiritual. Leve Jesus para o seu lar. Para os seus relacionamentos. Quando Jesus entra nos nossos lares há salvação!

3 – Não desistir, mas tão somente crer no milagre. Jairo teve que lutar contra a desistência diante da espera. Ele deve ficado aflito quando Jesus interrompeu a caminhada para a sua casa para atender uma mulher com fluxo de sangue no meio da multidão. Quantos pessoas na caminhada da vida, não desistem de lutar pela sua família, de ver os milagres, por causa do tempo da espera. Porém houve mais um acontecimento durante o caminho: Jairo recebe um recado de sua casa: A sua filha havia morrido. Quem sabe naquele momento passou na cabeça de Jairo: “acabou, não adianta mais”. Mas Jesus, cuida do coração e da fé de Jairo, e profere palavras encorajadoras: “Não temas, crê somente”. Acho linda atitude de Jesus, até o momento Jairo estava cheio de coragem e de fé, mas aquela noticia o abateu. Então Jesus cuida das emoções daquele Pai, para que ele não desistisse! C. S. Lewis diz que “o grande inimigo da fé não é a razão, mas as nossas emoções”.

Na presença de Jesus há vida e vida plena! Aquilo que pode ser impossível para homens é possível para Deus! Ele é o Deus da vida! Jesus chama a menina e ela se levanta! A morte foi derrotada! Ele transformou o lamento daquele lar em alegria, no sorriso de uma criança, nos braços dos seus pais!  Assim ele fará em cada lar, se tivermos as atitudes certas, que salvam a família! Os planos que ele tem são de vida! Ao 3:20 “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” Lembre-se só Jesus pode dar vida aos corações!

Anterior

Próximo