l Pastora Priscila Madeira Kume l
O mundo em que vivemos nos pressiona para que sejamos fortes o tempo todo. Porém, o momento atual tem mostrado a fragilidade humana e o quanto somos vulneráveis. A situação que estamos enfrentando tem nos levado ao limite de nossas forças físicas e emocionais. Não é raro encontrarmos pessoas se queixando que estão cansadas. A Escritura Sagrada nos conta a respeito de um homem que ficou conhecido por ter uma força descomunal, chamado Sansão. Sua história é descrita no livro de Juízes no capítulo 13 a 16, e mostra que ele recebeu de Deus esta força, como cumprimento da promessa feita ao seu pai, consagrado como nazireu do seu nascimento até a sua morte. Assim Sansão contava com o Espírito do Senhor sobre sua vida e agia para libertar o povo. Apesar de possuir tamanha força, Sansão infelizmente deixou-se levar por seus próprios desejos, como vemos no capítulo 15 que o levou a um esgotamento intenso.
Talvez o melhor título para esta reflexão seria: O dia que Sansão pediu água. Como um homem dotado de uma força sobrenatural chega ao ponto de se sentir fraco? O relato bíblico acerca de Sansão nos ensina que só a força que encontramos em Deus não se esgota e nos renova.
Precisamos reconhecer nossa fragilidade e limitações. A história a respeito de Sansão no capítulo 15 inicia com uma sequência de confusões com a sua família e os filisteus, e ele reage de forma descontrolada, impulsiva, fazendo de acordo com o seu querer, usando a sua força para fazer justiça. Emocionalmente ferido, ele usa a fúria para se vingar dos filisteus. Quando agimos com o nosso próprio entendimento, sem a benção de Deus, as consequências são inevitáveis. Porém, o Senhor permite que passemos por situações assim para nos lembrar de que somos humanos, não somos super-heróis ou heroínas. Essas situações nos levam ao nosso limite emocional, é preciso ter cuidado e depender do agir do Senhor. A nossa força é falha e muitas vezes nos leva a travar batalhas desnecessárias, mas através da força que vem de Deus ele nos capacita a fazer o que certo.
Deus teve misericórdia de Sansão diante daquela confusão, e enviou o seu Espírito Santo sobre ele, de forma que ele conseguiu obter vitória sobre seus inimigos e proveu o livramento na hora certa. Quando vivemos pela força que vem de Deus nas lutas, ele nos instrumentaliza para vencer. O amor de Deus por nós é tão maravilhoso que ele não nos deixa sozinhos nas lutas, mas provê tudo o que necessitamos para vencer as batalhas. Pela força de Deus, Sansão conseguiu se libertar das cordas, e com uma queixada de um jumento derrotou seus inimigos. Pela força de Deus aquela situação se reverteu. Deus reverte o mal em bem. Após derrotar 1000 homens de uma vez só e celebrar a sua vitória, Sansão larga a queixada, colocando um fim naquela situação.
Viver pela força de Deus, é superar momentos. É preciso largar pesos desnecessários, para seguirmos em frente. Não carregue pesos desnecessários dentro de você, pois isso pode te levar ao cansaço físico, psicológico e espiritual. Saiba fechar ciclos em sua vida, sejam vitórias ou derrotas. A força que vem de Deus te capacitará para viver coisas novas.
Depois de lutar, Sansão se sente exausto e com sede. Quando temos convicção que a nossa força vem de Deus, nós sabemos que ele é a fonte dos que clamam. Sansão, um homem considerado tão forte sente-se agora necessitado de vigor. Ele ora, dizendo a sua necessidade e através do agir milagroso Deus provê água onde não havia e Sansão recobra sua força. Ele chama aquele lugar de En-Hacoré que significa a fonte do que clama. Quem nunca se sentiu cansado, exausto após grandes lutas e conflitos que enfrentou? Quem nunca passou por momentos em que se sentiu sem forças para prosseguir? Quero dizer pra você, tudo bem se sentir assim. Mas clame, pois, o nosso Deus é uma fonte inesgotável de força, ele faz milagres acontecerem, de uma rocha ele faz brotar água! Essa fonte nos reanima para cumprimos os seus eternos propósitos. É ele que sacia a nossa sede, que nos restaura plenamente. No evangelho de João 7:37, Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva fluirão do seu interior”.
Temos em Jesus essa fonte inesgotável, aquele que clama é ouvido, aquele que clama vê os milagres em sua vida! Quando clamamos ao Senhor ele cuida de nós, nos fortalecendo de dentro para fora. Está sem forças para caminhar? Se sente emocionalmente, fisicamente, e até espiritualmente cansado? Ouça o convite de Jesus descrito no Evangelho de Mateus 11.28: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”. Os super-heróis dizem: “eu tenho a força”. Os discípulos de Cristo proclamam: a minha força vem de Deus, minha fonte inesgotável!
Comentários