l Pastor Mathias Quintela de Souza l
…então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Mateus 25.34
Mateus 25.31-46 está no contexto do sermão profético proferido por Jesus e registrado nos capítulos 24 e 25. As parábolas das dez virgens e dos talentos em Mateus 25.1-30 nos advertem quanto ao preparo, à vigilância e ao trabalho no Reino enquanto Jesus não volta. O Senhor Jesus, que agora é o nosso advogado (1 João 2.1-3), será o nosso juiz quando vier na glória da sua majestade (Mateus 25.31-33). Ele mesmo disse: E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento (João 5:22). E Paulo afirma que Deus vai julgar o mundo com justiça por meio do seu Filho (Atos 17:31). E este julgamento vai começar pela casa de Deus (1 Pedro 4:17). Por isso, os que professam fé em Cristo são advertidos. Com base em Mateus 25.31-46, e no contexto das Escrituras Sagradas, podemos afirmar que OS VENCEDORES, HERDEIROS DO REINO, SÃO:
Filhos de Deus. Ao recebermos a Jesus, o Filho unigênito, nos tornamos filhos de Deus, nascidos do alto (João 1:12-13, 18) e selados com o Espírito Santo da promessa (Efésios 1.13-14). A herança do Reino é direito dos filhos. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados (Romanos 8:15-17) Os vencedores, portanto, devem viver com a dignidade e a nobreza de príncipes e princesas enquanto aguardam o dia quando tomarão posse do Reino (Efésios 4.1-3).
Ovelhas de Cristo. As figuras de pastor e ovelha para referir-se ao relacionamento do crente com Deus são usadas tanto no Antigo (Salmo 23) como no Novo Testamento (João 10). Essas figuras nos ensinam lições preciosas: 1ª) Abrigo. As ovelhas precisam do aprisco (João 10.1-2,9) onde, sob os cuidados do pastor, são guardadas do frio, dos predadores e dos salteadores (Salmos 46.1); 2ª) Direção. O pastor tira as ovelhas do aprisco para conduzi-las aos pastos verdejantes e às águas tranquilas. Elas conhecem a voz do pastor e o seguem (10.2-5,27). O salmista ora: Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome (Salmos 23:3); 3
ª Segurança. Jesus, o bom pastor, dá a sua vida pelas ovelhas e as protege dos ladrões, das feras e dos mercenários (João 10.10-18, 27-29). Sendo ovelhas de Jesus, somos vencedores.
Servos do Rei. Até o dia da manifestação do Senhor em glória só Deus sabe quais são as fronteiras da igreja e do Reino (2 Timóteo 2.19). No entanto, sabemos, pelo texto, que os pequeninos são aqueles com os quais Jesus se identifica. Quando Saulo perseguia os discípulos, Jesus reagiu do céu: Saulo, Saulo, por que você me persegue? (Atos 9.1-17). Com esta experiência, Saulo tornou-se um pequenino do Senhor (Mateus 18.3-4) e foi servido por um pequenino discípulo. Ao entrar na casa onde estava Saulo, Ananias disse: “Saulo, irmão” (Atos 9.17). Os pequeninos são os filhos de Deus, as ovelhas de Cristo, os servos do Rei que servem e são servidos (1 Pedro 4.10). Servem o Rei que se fez o servo por excelência e têm o mesmo dele (Romanos 8:9b). Servem por amor a todos, de coração (Gálatas 5.6; Tiago 2.22), em todas as áreas da vida na convicção de que, em tudo, é a Cristo, o Senhor, que estão servindo (Colossenses 3.22-24). Assim, sem saber, servem os pequeninos irmãos de Jesus.
Naquele dia haverá surpresas. Surpresa para os servos do Rei (Mateus 25.34-40); surpresa para os que se serviram dos pequeninos para alcançar méritos e prestígio (Mateus 25,41-45). Como seremos surpreendidos?
Mathias Quintela de Souza
Pastor
Comentários