A Esperança da Glória


l  Pastora Priscila Madeira Kume  l
Existe um dito popular que diz: “vivemos dias glória e dias de luta”. A verdade é que a nossa vida é recheada de momentos bons e ruins. Precisamos enfrentar essa realidade e entender que tudo isso faz parte da nossa vida terrena. A narrativa descrita no evangelho de Lucas 9: 28-36, nos fala da transfiguração de Jesus. Essa passagem também está registrada nos outros evangelhos sinóticos Mateus e Marcos. O texto narra nos versículos anteriores que Jesus estava falando para os discípulos a respeito do caminho da cruz, que seria um caminho de sofrimento. E isso deixou os discípulos confusos e desanimados, pois, a expectativa que eles tinham era que a vinda do Messias seria um caminho de glória. As incertezas e o desânimo começaram a tomar conta do coração dos discípulos. A transfiguração nos faz entender que o caminho da glória passa pela cruz. Muitas vezes somos como os discípulos, queremos seguir a Jesus, mas não queremos um caminho de sofrimento. Quando passamos por lutas questionamos se estamos no caminho certo. Por vezes, achamos que Deus nos abandonou. Mas Deus nos mostra que:
A esperança da glória se revela de forma majestosa na face do filho de Deus. O discurso de Jesus a respeito do caminho da cruz não estava agradando os discípulos, pois para eles a esperança messiânica viria como grande líder, chefe religioso, vitorioso. O caminho de sofrimento que Jesus estava mostrando para eles, acabou gerando dúvidas a respeito da identidade de Jesus. Nesse momento que Jesus está orando, o seu rosto e suas vestes resplandeceram a glória do Pai, testificando que Jesus era verdadeiramente o filho de Deus. A glória do Pai foi manifesta na vida do filho para mostrar a sua natureza divina, sua autoridade e poder. Jesus é a esperança messiânica apontada pela lei e pelos profetas. Ao verem o resplendor da glória na face e nas vestes de Jesus, obtiveram uma amostra da glória futura. O caminho da cruz é o caminho da verdade e da glória eterna, essa é a esperança para todos que o seguem. Aqueles que participam dos seus sofrimentos, também participam da sua glória. Seguir a Jesus não nos isenta de sofrimentos, mas quando cremos que ele é o filho de Deus, sabemos que as lutas são passageiras, pois nossa vida terrena é passageira. Nosso olhar deve estar na esperança da glória eterna, que através dele nos é garantida. Quando olhamos para o filho de Deus, vemos a gloria do Pai, a nossa esperança!
A esperança da glória nos desperta da sonolência espiritual. Jesus estava no monte com Pedro, Tiago e João, assim como no Getsemani, os discípulos estavam dormindo enquanto Jesus orava. Quando a transfiguração acontece, eles são despertados e conseguem ter a visão da glória. Mesmo tendo a visão da glória, ainda havia escamas nos olhos, e eles não conseguem entender o propósito daquela experiência. Chegam a ouvir a conversa entre Jesus, Moisés e Elias a respeito do “êxodo”, que se referia à morte e ressurreição de Jesus. No entanto as atitudes dos discípulos mostram que apesar de acordados, estão espiritualmente cegos e surdos. Chegam a propor para fazer tendas e ficar ali no monte, querendo fugir da missão que lhes havia sido proposta. A sonolência espiritual nos faz perder a visão da glória. É preciso despertar do estado de sonolência espiritual que leva ao desânimo e ao comodismo. Muitos querem ter visões maravilhosas, mas não querem o êxodo. A igreja de Jesus não foi chamada para viver em uma bolha espiritual, há uma missão para ser cumprida. A esperança da glória é para ser compartilhada para todos aqueles que Jesus veio salvar.
A esperança da glória é manifesta através da vida Cristo em nós. Quando apareceu uma nuvem e os cobriu, os discípulos ficaram com medo. Da nuvem veio uma voz, que disse: “— Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz!”. Os discípulos foram testemunhas oculares da majestade de Jesus, mesmo assim sentiram medo, mas o propósito era para que eles vissem que a glória do Pai estava sobre o filho e que a glória do Pai também os acompanharia. Pois Cristo é a esperança da glória! Devemos seguir, ouvir, servir e obedecer a Jesus. A sua glória é a presença dele manifesta em nosso viver. Podemos passar por momentos difíceis, mas não estamos sozinhos. O vislumbre da glória do Senhor, deve nos impulsionar nesta vida a continuarmos firmes e a prosseguirmos neste caminho que é marcado pela cruz, mas que nos faz vencer de glória em glória e que nos dá a garantia da eternidade.

Anterior

Próximo