A bênção e o desafio da santificação

 

 

 

Mathias Quintela de Souza
l  Pastor titular da 1ª IPI de Curitiba  l

A santificação é bênção por ser obra da graça divina que nos livra da culpa do pecado. É também desafio para vencermos o poder do pecado, na virtude do Espírito Santo, até nos tornarmos cópias de Jesus e participantes da sua glória quando ele voltar em triunfo. O céu é o termo final da nossa jornada terrena onde seremos livres de presença do pecado e viveremos em santidade plena. Por isso, santificação é o nosso tema para 2023 com base em Hebreus 12.14: Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. 

Santificação num clima de paz.* PROCUREM VIVER EM PAZ COM TODOS… Justificados pela fé temos paz com Deus. Consequentemente, temos paz interior que se reflete nos nossos relacionamentos como irmãos e nos faz parceiros de Deus em sua ação no mundo. Mais do que pacíficos, os filhos de Deus são conhecidos como pacificadores (Mateus 5.9). No que depender de vocês, vivam em paz com todos (Romanos 12:18). Crescer em santidade só é possível na comunhão do corpo vivo de Cristo, preservando a unidade do Espírito no vínculo da paz (Efésios 4.3).

Santificação pela graça de Deus. …E BUSQUEM A SANTIFICAÇÃO…  Devemos buscar a santificação conscientes de que ela é obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão (BC,35). A graça opera em nossa santificação, dentre outros meios, pela palavra, pela oração e pela comunhão. Quanto mais santos, mais humildes somos e mais diligentes no uso desses meios.

Santificação essencial.SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR. Santidade não é opção, mas condição normal de vida cristã. Santo não é a pessoa perfeita, infalível, impecável, mas a pessoa chamada e separada do mundo para pertencer e servir a Deus. Pessoa que, tocada pela graça, se arrepende, confessa os seus pecados e por isso é perdoada, purificada e preparada para servir a Deus e às pessoas. Pessoa que se aproxima da luz para que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus e que promovem a glória do Pai celestial.

Um pastor idoso, cego, visitava enfermos na ala pediátrica de um hospital no Norte do Paraná, amparado por um pastor mais jovem que lhe guiava pela mão. Uma criança o contemplava admirada e dizia: olha Jesus! Orientada de que não era Jesus, mas um servo de Jesus, ela insistiu: mas parece com Jesus. O desafio é para que nos deixemos ser trabalhados pela graça de Deus de tal maneira que nos tornemos cópias de Jesus e sejamos os bem-aventurados limpos de coração que verão a Deus!

Anterior

Próximo