9ª Estação: A Travessia pelo vale

9ª Estação: A Travessia pelo vale (Marcos 9:14-32) – Semana 20/09 a 26/09/2021.

A Bíblia faz referência a montes e montanhas, como locais de acontecimentos marcantes durante a peregrinação do povo de Deus. O Monte Moriá, onde Abraão ofereceu seu filho Isaque ao Senhor (Gênesis 22:2-17); o Monte Sinai, quando Deus se apresentou a Moisés e lhe entregou as tábuas da lei (Êxodo 19 e 20); e o Monte Carmelo onde o profeta Elias derrotou 450 profetas de Baal, são alguns exemplos.

O Salmista exclamou que os altos montes pertencem a Deus (Salmos 95:4). Em outra ocasião, ao olhar para os montes e questionar de onde procede seu socorro, conclui com a peremptória afirmação de que “vem do Senhor que fez o céu e a terra!” (Salmos 121: 1-2).

O Novo Testamento registra o momento deslumbrante da Transfiguração de Jesus.   Seus discípulos Pedro, Tiago e João ficaram extasiados com o que presenciaram naquele monte, e Pedro, embora amedrontado com a inusitada visão, sugeriu a construção de tendas para Jesus, Moisés e Elias, protagonistas daquele estupendo e divinal cenário (Mateus 17:4; Marcos 9:5; Lucas 9:33). Mas a sugestão não encontrou guarida, porque por mais que sejam fascinantes e encorajadoras as experiências vividas naquele monte, a missão dos discípulos de Cristo se realiza no vale, a exemplo do que aconteceu no dia seguinte em que desceram do monte e um jovem foi liberto por Jesus de possessão demoníaca (Mateus 17:14-20; Marcos 9: 14-29; Lucas 9: 37-42). “E todos ficaram maravilhados ante a majestade de Deus” (Lucas 9:43).

Embora extraordinárias as manifestações de Deus nos lugares altos, o cotidiano da caminhada dos eleitos ocorre nos lugares baixos (planícies, vales, etc…).

Obviamente, a ênfase não está no aspecto topográfico, mas o que cada um nos faz lembrar. O monte nos traz à memória magníficos momentos da poderosa manifestação de Deus, e o vale nos lembra da missão que devemos cumprir durante a caminhada terrena.

Por fim, não é demais lembrar o enfoque de João Batista, de que “Todo o vale se encherá, e se abaixará todo o monte e outeiro; e o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão; e toda a carne verá a salvação de Deus” (Lucas 3: 5-6 ARC).


ROTEIRO DE ORAÇÃO SEMANAL:

 Segunda-feira, 20/09/21 – MONTE: MANIFESTAÇÃO DA PRESENÇA DE DEUS.

“Seis dias depois, Jesus foi para um monte alto, levando consigo somente Pedro, Tiago e João. Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar. A sua roupa ficou branca e brilhante, mais do que qualquer lavadeira seria capaz de deixar. E os três discípulos viram Elias e Moisés conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus: – Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos armar três barracas: uma para o Senhor, outra para Moisés e outra para Elias. Pedro não sabia o que deveria dizer, pois ele e os outros dois discípulos estavam apavorados. Logo depois, uma nuvem os cobriu, e dela veio uma voz, que disse: – Este é o meu Filho querido. Escutem o que Ele diz! Aí os discípulos olharam em volta e viram somente Jesus com eles. Quando estavam descendo do monte, Jesus mandou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse.” (Marcos 9: 2-9 NTLH).


Terça-feira, 21/09/21 – PARA O DESEMPENHO DA MISSÃO É INEVITÁVEL TRANSITAR PELO VALE.

“Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados” (Marcos 16: 15-18 NTLH).

“Um homem que estava na multidão respondeu: — Mestre, eu trouxe o meu filho para o senhor, porque ele está dominado por um espírito mau e não pode falar.  Sempre que o espírito ataca o meu filho, joga-o no chão, e ele começa a espumar e a ranger os dentes; e ele está ficando cada vez mais fraco. Já pedi aos discípulos do senhor que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram. Jesus disse: — Gente sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de aguentá-los? Tragam o menino aqui. Quando o levaram, o espírito viu Jesus e sacudiu com força o menino. Ele caiu e começou a rolar no chão, espumando pela boca. Aí Jesus perguntou ao pai: — Quanto tempo faz que o seu filho está assim? O pai respondeu: — Ele está assim desde pequeno. Muitas vezes o espírito o joga no fogo e na água para matá-lo. Mas, se o senhor pode, então nos ajude. Tenha pena de nós! Jesus respondeu: — Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé. Então o pai gritou:— Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda! Quando Jesus viu que muita gente estava se juntando ao redor dele, ordenou ao espírito mau: — Espírito surdo-mudo, saia desse menino e nunca mais entre nele! O espírito gritou, sacudiu o menino e saiu dele, deixando-o como morto. Por isso todos diziam que ele havia morrido. Mas Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé. Quando Jesus entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular: — Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele espírito? Jesus respondeu: — Este tipo de espírito só pode ser expulso com oração” (Marcos 9: 17-29 NTLH).


Quarta-feira, 22/09/21 – O VALE PODE SER O LUGAR DA IMPOSSIBILIDADE HUMANA E DA PROVIDÊNCIA DE DEUS.

 “Felizes são aqueles que de ti recebem forças e que desejam andar pelas estradas que levam ao Monte Sião! Quando eles passam pelo Vale das Lágrimas, ele fica cheio de fontes de água, e as primeiras chuvas o cobrem de bênçãos. Enquanto vão indo, a força deles vai aumentando; eles verão o Deus dos deuses em Sião” (Salmos 84: 5-7 NTLH)


Quinta-feira, 23/09/21 – ÀS VEZES A MORTE ESTÁ PRESENTE NO VALE MAS NÃO AMEDRONTA OS ELEITOS.

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, pois estás comigo” (Salmo 23:4 – ARC).

“Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro.” ( Filipenses 1:21 NTLH).


Sexta-feira, 24/09/21 – NO VALE A VOZ PROFÉTICA DE DEUS PROMOVE RESTAURAÇÃO FÍSICA E ESPIRITUAL.

“Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso” (Ezequiel 32:1-10 ARA).


Sábado, 25/09/21 – O TOQUE DE DEUS PROMOVE CURA INTERIOR E RESTAURA RELACIONAMENTOS.

CURA: “… mas ele ficou para trás, sozinho. Aí veio um homem que lutou com ele até o dia amanhecer.  Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar. Então o homem disse: — Solte-me, pois já está amanhecendo. —Não solto enquanto o senhor não me abençoar —respondeu Jacó. Aí o homem perguntou: —Como você se chama? —  Jacó —respondeu ele. Então o homem disse: — O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel. — Agora diga-me o seu nome—pediu Jacó. O homem respondeu: — Por que você quer saber o meu nome? E ali ele abençoou Jacó.  Então Jacó disse: — Eu vi Deus face a face, mas ainda estou vivo. Por isso ele pôs naquele lugar o nome de Peniel.  O sol nasceu quando Jacó estava saindo de Peniel, e ele ia mancando por causa do golpe que havia levado na coxa…”.  (Gênesis 32: 24-31 NTLH).

RESTAURAÇÃO: “Depois Jacó passou e ficou na frente; sete vezes ele se ajoelhou e encostou o rosto no chão, até que chegou perto de Esaú. Porém Esaú saiu correndo ao encontro de Jacó e o abraçou; ele pôs os braços em volta do seu pescoço e o beijou. E os dois choraram.  Quando Esaú olhou em volta e viu as mulheres e as crianças, perguntou: —Quem são esses que estão com você? —São os filhos que Deus, na sua bondade, deu a este seu criado, respondeu Jacó” (Gênesis 33: 3-5).

PARA OS ELEITOS, EM FIM: “E o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (1 Tessalonicenses 5: 23-24  ARC).


Domingo, 26/09/21 – COM JESUS, HÁ SEGURANÇA NA CAMINHADA PELO VALE.

“As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão. O poder que o Pai me deu é maior do que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele. Eu e o Pai somos um” (João 10: 27-30 NTLH).

“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Romanos 8: 38-39 ARA).


Ouça o apropriado hino para seu deleite espiritual:

 

Anterior

Próximo