7ª Estação: Dupla Cidadania – Semana 06/09 a 12/09/2021
Estávamos “mortos em delitos e pecados” (Efésios 2:1 e 5), mas DEUS “nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor…” (Colossenses 1:13). Com isso, mudamos de lado e de padrões para viver de acordo com novos valores, numa caminhada iluminada pelo Senhor Jesus (João 8:12, 12:46).
Antes, o nosso polo de atração eram os desejos da alma, vivendo prioritariamente na carne. Com a transferência, o polo de atração passou a ser o trono de Deus, para viver no Espírito, “porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito” (Romanos 8:5).
Isso, porém, não exclui nossa condição de cidadãos terrenos, conforme sábio ensinamento de Jesus, sintetizado no “daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22:21).
Nessa dupla cidadania, embora cidadãos do reino de Deus, nos submetemos às autoridades terrenas constituídas por Ele (Romanos 13:1-2). Temos compromissos nessas duas áreas, com a consciência de que, quando houver conflito de valores, “antes importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29). A obediência às autoridades terrenas pode ser relativa, mas a submissão é absoluta. Os amigos do profeta Daniel nos dão um exemplo disso (Daniel 3:17-18). Quando o conflito for de prioridades, optamos por buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, na certeza de que as demais coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6:33).
Por fim, no dizer do apóstolo Pedro, “Tratai a todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” (1° Pedro 2:17).
ROTEIRO DE ORAÇÃO SEMANAL:
SEGUNDA-FEIRA, 06/09/21 – O CIDADÃO DOS CÉUS.
“Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração fala, a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao Senhor; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem desse modo procede não será jamais abalado” (Salmos 15:1-5 – ARA).
“ Nossa cidadania, no entanto, vem do céu, e de lá aguardamos ansiosamente a volta do Salvador, o Senhor Jesus Cristo”
(Filipenses, 3:20 – NVT).
TERÇA-FEIRA, 07/09/21 – SUJEITOS ÀS LEIS E ÀS AUTORIDADES TERRENAS.
“Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados. Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o que é bom, e elas o elogiarão. Porque as autoridades estão a serviço de Deus para o bem de você. Mas, se você faz o mal, então tenha medo, pois as autoridades, de fato, têm poder para castigar. Elas estão a serviço de Deus e trazem o castigo dele sobre os que fazem o mal. É por isso que você deve obedecer às autoridades; não somente por causa do castigo de Deus, mas também porque a sua consciência manda que você faça isso. É por isso também que vocês pagam impostos. Pois, quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas estão a serviço de Deus. Portanto, paguem ao governo o que é devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades” (Romanos 13:1-7 – NTLH).
“Em primeiro lugar, peço que sejam feitas súplicas, orações, pedidos e ações de graças a favor de todas as pessoas. Façam isso especialmente a favor daqueles que governam e de todas as autoridades, para que possamos viver uma vida tranquila e cheia de paz, com toda devoção e respeito a Deus” (1 Timóteo 2:1-2 – VFL).
QUARTA-FEIRA, 08/09/21 – PEREGRINOS E FORASTEIROS.
“Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para o castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.” (1 Pedro, 2:11-17 – ARA).
QUINTA-FEIRA, 09/09/21 – SOB A PROTEÇÃO DE DEUS, A CIDADANIA TERRENA PODE SER VIVIDA COM SEGURANÇA, PAZ E PROSPERIDADE.
“ … Se o Senhor não protege a cidade, de nada adianta guardá-la com sentinelas ” ( Salmos 127:1 – NVT).
“Trabalhem pela paz e pela prosperidade da cidade para a qual os deportei. Orem por ela ao Senhor, pois a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela” (Jeremias 29:7 – NVT).
SEXTA-FEIRA, 10/09/21 – O APEGO AOS BENS TERRENOS E AUTOCONFIANÇA NÃO GARANTEM SEGURANÇA.
“Não ajuntem tesouros aqui na terra, onde as traças e a ferrugem os destroem, e onde os ladrões arrombam casas e os furtam. Ajuntem seus tesouros no céu, onde traças e ferrugem não destroem, e onde ladrões não arrombam nem furtam. Onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração” (Mateus 6:19-21 – NVT).
“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instantes e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4:13-17).
SÁBADO, 11/09/21 – ESCOLHENDO PRIORIDADES.
“ …Dai a césar o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22:21).
“Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas essas coisas” (Mateus 6:33 – NTLH).
“Antes importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).
DOMINGO, 12/09/21 – NO FINAL, APENAS A CIDADANIA CELESTIAL.
“Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho” (Apocalipse 21:3-7 – ARA).
“…entra no gozo do teu Senhor!” (Mateus 25:21).
SOLI DEO GLORIA
Comentários