21 dias jejum e oração: de 27 de fevereiro a 19 de março de 2023
Tema: Santidade e poder
Texto Bíblico: Josué 3.5. Josué disse ao povo: — SANTIFIQUEM-SE, porque amanhã O SENHOR FARÁ MARAVILHAS no meio de vocês. O contexto desta passagem mostra que o povo da aliança que saiu do Egito superou os desafios da peregrinação no deserto e estava prestes a conquistar a terra prometida. A santificação exigida consistia em atos coletivos de arrependimento e confissão de pecados para a purificação espiritual do povo. Purificação necessária para que o poder de Deus se manifestasse na realização de maravilhas, começando pela passagem miraculosa no rio Jordão e prosseguindo na derrubada das muralhas de Jericó e nas vitórias sobre inimigos temíveis na conquista da terra prometida.
No nosso contexto, reconhecemos que a igreja tem muitas promessas que precisam ser conquistadas pela fé. Quando buscamos a Deus em oração, baseados na palavra, de Deus, crescemos em santidade e nos preparamos para que o poder de Deus se manifeste em nosso meio com sinais, prodígios e maravilhas, levando rebeldes a se rederem a Jesus, o Cristo, que recebeu do Pai toda a autoridade no céu e na terra (Mateus 28.18-20). Seguindo nos passos do Senhor e Mestre, o Jordão se abre, as muralhas caem e os inimigos são levados cativos à obediência de Cristo. O movimento de 21 dias de oração e jejum é inspirado na experiência de Daniel que, numa fase crítica da história do povo de Deus, muito semelhante à nossa, levou o profeta a prantear durante três semanas e a se abster de manjar desejável. Deus agiu em resposta às suas orações e ele foi confortado (Daniel 10.1-19).
Instruções
- O jejum pode ser a abstinência total de alimentos num dia da semana durante as três semanas.
- Ou, no exemplo de Daniel, a abstinência de “manjar desejável” ou de outros prazeres durante as três semanas para expressar arrependimento, quebrantamento e confissão de pecados (Daniel 10.3).
- O jejum deve expressar o desejo intenso de saciar a nossa fome espiritual com a Palavra (Mateus 4.4) e de saciar a nossa sede espiritual na fonte da água viva para que essa água flua do nosso interior como rios de água viva (João 7.37-39).
- O momento de jejum e oração deve reservar tempo para estar a sós com Deus no quarto de escuta (Mateus 6.6), mas é também a oportunidade de intercessão pela igreja local, pela igreja corpo de Cristo, pelas pessoas que enfrentam problemas no nosso país e no mundo e para e evangelização e discipulado em todas as nações (Atos 1.8).
Sugestões
Durante as três semanas vamos sugerir temas, leitura de textos bíblicos e motivos de oração para cada dia. Devemos, no entanto, estar abertos à inspiração do Espírito, lembrando que ele é como o vento que sopra onde quer. Os participantes poderão ter experiências singulares nestes 21 dia de oração e jejum.
Downloads:
Comentários