História

A origem da Igreja Presbiteriana

A origem da Igreja Presbiteriana remonta à Reforma Protestante do século XVI – ocorrida na Suíça, em 1537, por meio do teólogo João Calvino e outros reformadores. Somos, portanto, uma igreja cristã reformada, que crê na Bíblia Sagrada (Antigo e Novo Testamento) como regra única e infalível de fé e prática. Também cremos que Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo (encarnado, morto e ressuscitado), é o único e suficiente Salvador para todo aquele que crê na graça de Deus.

    A nossa denominação recebeu o nome de Igreja Presbiteriana por ser dirigida pelo pastor e pelos presbíteros, sendo o concílio formado por representantes eleitos pela comunidade.

    Ashbel Green Simonton foi o primeiro missionário presbiteriano a chegar ao Brasil, em 1859, vindo dos Estados Unidos. Em pouco tempo, ele implantou uma Igreja Presbiteriana no Rio de Janeiro, que cresceu por todo o País.

    Mais tarde, em 1903, líderes presbiterianos organizaram a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), cuja sede é em São Paulo. A IPIB se constitui como denominação nacional e é o órgão administrativo de apoio às Igrejas Presbiterianas Independentes locais, presentes em todos os estados do País.

    Datas importantes

    • 31/10/1537: Reforma protestante na Suíça.
    • 12/08/1859: Data do presbiterianismo no Brasil (chegada do primeiro missionário presbiteriano – Ashbel Simonton)
    • 31/07/1903: Organização da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
    • 08/10/1904: Organização da Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba

    A Igreja Presbiteriana Independente em Curitiba

    Fundada em 8 de outubro de 1904, a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba (IPIC) faz parte da IPIB e é presidida pelo Rev. Carlos Fernandes Méier. Em 2008, deu início ao processo de transição para o modelo de igreja em células (grupos pequenos), cuja visão se expressa no slogan: “Cada casa uma igreja, cada membro um ministro”.

    A igreja também oferece vários outros ministérios, como: infantojuvenil, adolescentes, jovens, casais, terceira idade, louvor, missões, diaconia e comunicação. Todos estes departamentos se dedicam ao serviço a Deus e ao próximo como instrumento de bênção para vidas e famílias.

    No âmbito da ação social, a IPIC conta com a Associação Comunitária Evangélica Canaã (ACEC). Trata-se de uma ONG que visa a promoção humana de maneira integral (espírito, alma e corpo). Para tanto, são oferecidos serviços à comunidade carente nas áreas de aconselhamento espiritual, assistência social e saúde, por meio de atendimento médico, psicológico, dentário, entre outros.

    Venha nos visitar e conhecer a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para a sua vida, pois disse Jesus:

     “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10)

    Segunda

    16h30  Reunião Amor Exigente

    Terça

    8h – Oração Família
    14h – Grupo de Oração
    15h – Culto Encontro com a Vida

    Quarta

    12h – Oração do Conselho
    12h, 14h e 19h30 – Mulheres em oração / Desperta Débora
    14h – Célula Gconti
    15h – Dança Sênior

    Quinta

    10h30 – Pais em oração
    19h  Oração Pré-Culto
    19h30  Culto Celebração da Vida

    Sexta

    8h  Oração pelos Missionários
    14h  Grupo Dorcas

    Sábado

    15h  Célula Adolescentes
    19h  Celebra de Jovens

    Domingo

    9h15  Escola Bíblica Dominical
    10h30  Culto de Celebração
    19h - Culto de Celebração